O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 em Valinhos não sofrerá reajuste e terá somente a reposição de 4,49% pelo índice INPC-IBGE correspondente ao período de novembro de 2024 a outubro de 2025 tanto para imóveis residenciais quanto comerciais. A Secretaria da Fazenda começa a enviar pelos Correios os mais de 55 mil carnês a partir do dia 20 de dezembro.
O vencimento da primeira parcela ou da cota única será no dia 26 de janeiro de 2026. O contribuinte que optar pela cota única terá 3% de desconto. Já quem está contemplado pela lei do Bom Pagador terá mais 3% de desconto já aplicado no próprio carnê. O desconto não inclui as taxas de coleta de lixo e de limpeza pública. Têm direito ao desconto dentro do Bom Pagador os contribuintes que estavam com o pagamento do IPTU em dia até 24 de novembro de 2025.
A partir de 1º de janeiro, as guias do IPTU estarão disponíveis no
portal de serviços da Secretaria da Fazenda. Quem efetuar os pagamentos pelo portal com cartão de crédito ou pix terá baixa instantânea o que permite a geração imediata da certidão negativa de débito.
Datas e descontos IPTU 2026
Vencimento da primeira parcela e cota única: 26 de janeiro de 2026
Desconto da conta única: 3%
Desconto lei Bom Pagador total: mais 3%
Acesso às guias online pelo
Portal da Secretaria da Fazenda
O contribuinte que tiver dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo WhatsApp (19) 2018-7110 ou presencialmente na Prefeitura de Valinhos de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h (exceto feriados).
Clique aqui para acessar as regras de isenções e imunidades do IPTU.
Valores de terreno e de construção
A Secretaria da Fazenda também divulgou as tabelas de valores de terreno e de construção para o exercício fiscal de 2026. Foram feitas as atualizações da tabela do valor por metro quadrado de construção para a composição do cálculo do valor venal do imóvel e da tabela de valores médios por metro quadrado de área de terreno das subzonas para cálculo do valor venal do imóvel. As referências são utilizadas como base para o lançamento do IPTU.
Nova UFMV
A Unidade Fiscal do Município de Valinhos (UFMV) foi atualizada para R$ 251,13, que passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026. A UFMV teve reposição de 4,49% pelo INPC acumulado de novembro a 2024 a outubro de 2025. A unidade fiscal é referência para o cálculo e cobrança de tributos e preços públicos do município.
Decretos
Os decretos sobre o IPTU, nova tabela de terreno e de construção e da nova UFMV foram publicados nos
atos oficiais do município no dia 9 de dezembro de 2025.