A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu a distribuição dos materiais escolares para o ano letivo de 2026 com entrega antecipada e economia de recursos públicos. Os kits de todos dos alunos do Ensino Fundamental já estão distribuídos nas escolas e poderão ser retirados pelos responsáveis no dia 7 de fevereiro, durante a reunião de pais – dois dias antes do início das aulas, marcado para 9 de fevereiro.
Os livros didáticos que serão utilizados pela rede em 2026, fornecidos em parceria com o Governo do Estado, também já chegaram ao município e estão sendo organizados para distribuição às escolas do Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano).
O secretário municipal de Educação, André Amaral, destacou a continuidade do trabalho de eficiência iniciado em 2025: “Mantivemos a adesão à ata de preços do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), o que nos permitiu comprar materiais de qualidade com o melhor custo-benefício. Com isso, repetimos o êxito do ano anterior: economia aos cofres públicos e agilidade para as famílias, que receberão todo o material antes do primeiro dia de aula”.
Antecipação que otimiza recursos e beneficia famílias
Pela segunda vez consecutiva, a rede municipal entrega os materiais em sintonia com o início das aulas. Se em 2025 a entrega foi feita no primeiro dia de atividades na maioria das escolas, para este ano todos os kits já estarão disponíveis nas escolas antes do início das atividades. “Queremos que as famílias comecem o ano letivo com tranquilidade. Por isso, antecipamos ao máximo todo o processo, desde a aquisição até a distribuição”, complementou o secretário.
A manutenção da adesão à ata de preços do FNDE permite à Prefeitura garantir preços justos em materiais de qualidade e otimizar recursos públicos com transparência, além de assegurar a uniformidade nos kits entregues a todos os estudantes e melhorar o atendimento às famílias.
Calendário de preparação para 2026
A organização do ano letivo segue uma programação estruturada:
4 e 5/02: Reuniões pedagógicas com professores
6/02: Planejamento das equipes escolares
7/02: Reunião de pais – retirada dos materiais
9/02: Início das aulas em toda a rede (CEMEIs, EMEBs e creches)
“Estamos construindo uma cultura de eficiência e planejamento na educação municipal. O resultado são famílias mais satisfeitas, alunos bem equipados e recursos públicos bem aplicados”, finalizou Amaral.









