A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, confirma a implantação da Etec (Escola Técnica Estadual) no município com início das aulas em 9 de fevereiro de 2026, ofertando o curso técnico de Administração. No último dia 7 de janeiro, o secretário André Amaral recebeu na sede da secretaria a visita de Alex Paulo da Silva, superintendente da Etec Rosa Perrone Scavoni (Itatiba), e do assessor técnico Wellington Fernandes Barbosa. Eles ratificaram o compromisso do Centro Paula Souza em ofertar o curso na cidade.
A primeira turma, com 30 vagas, funcionará no período noturno nas dependências da EMEB Cecília Meireles, no Jardim Novo Mundo, consolidando uma parceria estratégica com o Centro Paula Souza. “Esta é a materialização de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza para levar educação técnica pública e gratuita de qualidade para Valinhos. O curso de Administração atende a uma demanda real do mercado e oferece uma oportunidade concreta de qualificação para nossos jovens e adultos”, destacou o secretário André Amaral.
Foco em qualidade e sustentabilidade
A oferta do curso de Administração segue um critério técnico de viabilidade que passa pela demanda comprovada durante o período de inscrições do vestibulinho e pela adequação à infraestrutura disponível na EMEB Cecília Meireles, além do alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho regional.
O curso técnico em Administração terá as seguintes características:
Carga horária: 1.200 horas + 120h de TCC;
Duração: 18 meses (conclusão em junho de 2027);
Certificações intermediárias: Auxiliar e Assistente Administrativo;
Período: Noturno, facilitando a participação de trabalhadores e estudantes;
Início das aulas: 9 de fevereiro de 2026.
A implantação da ETEC é resultado de um convênio firmado em setembro entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza, que prevê a utilização de espaço físico municipal adequado, além da oferta de refeição para os alunos e de um reembolso pelo deslocamento dos profissionais de Itatiba a Valinhos. “Esta é apenas a primeira etapa de um projeto que vai transformar Valinhos em um polo de educação profissional. Acreditamos no potencial dos nossos jovens e seguiremos trabalhando para ampliar as oportunidades”, finalizou Amaral.









