No último sábado (2), a cidade de Valinhos sediou a Valifog – Olimpíada Valinhense de Foguetes, realizada na Fazenda Remonta, área do Exército Brasileiro localizada no limite entre Valinhos e Campinas. Organizada pela OBAFog com apoio da Unicamp, a competição reuniu 56 equipes de escolas da rede municipal de ensino, mobilizando cerca de 150 alunos, além de diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
O evento integra um movimento crescente na educação municipal: o uso de atividades práticas de ciência e astrofísica como ferramenta pedagógica. Valinhos vem consolidando nos últimos anos a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com destaque para a 1ª Mostra Municipal de Foguetes, realizada em abril de 2025 no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Agora, a Valifog representa mais um passo no fortalecimento da cultura científica nas escolas da cidade e democratizando o acesso a atividades práticas envolvendo as ciências da natureza.
Aprendizado na prática, emoção no lançamento
Entre as escolas participantes, a EMEB Dirce Antonio levou um grupo de 12 alunos que participaram pela primeira vez da experiência com construção e lançamento de foguetes. "A competição de lançamento de foguetes é importante porque transforma conceitos trabalhados dentro da sala de aula em prática e permite uma compreensão mais concreta desses conteúdos. Além disso, estimula o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a criatividade e o interesse pela ciência e pela tecnologia de uma forma mais prática, aplicada e motivadora. Ao longo desse processo, os alunos demonstraram muito empenho. No momento do lançamento, foi possível perceber, pela expressão de cada um, a satisfação, a realização deles em poder participar desse momento. E eu fico muito feliz em poder presenciar oportunidades de aprendizagem como essa", destacou a diretora Fernanda Araceli Gomes.
Premiação na Câmara Municipal
A cerimônia de premiação da Valifog acontecerá nesta sexta-feira (8), às 19h, na Câmara Municipal de Valinhos, com a presença de autoridades, educadores, familiares e, claro, os jovens cientistas que transformaram conhecimento em voo. "Nossa cidade de Valinhos vem consolidando essa prática da construção e lançamento de foguetes demonstrando que nossos alunos têm muita vontade de aprender e contam com o importante incentivo dos profissionais de educação. Esse evento da Valifog é mais uma oportunidade de mostrarmos que a ciência não é algo distante, mas que acontece nas mãos dos nossos alunos, com suor, emoção e aprendizado", concluiu o secretário da Educação, André Amaral.









