Muito mais do que uma atração gastronômica, o Tombo da Polenta é uma celebração das raízes italianas que ajudaram a construir a história de Valinhos. Neste domingo (31), milhares de pessoas acompanharam o tradicional espetáculo durante a Festa "Viva La Nostra Gente", realizada em comemoração aos 130 anos do município. Reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial de Valinhos desde abril de 2025, o Tombo da Polenta preserva costumes trazidos pelos imigrantes italianos e simboliza valores como união, trabalho coletivo, fartura e convivência familiar.
Realizada pela Associação Italiana de Valinhos desde 2014, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a tradição já se tornou um dos momentos mais aguardados das festas populares da cidade, reunindo gastronomia, música, dança e memórias das famílias que ajudaram a formar o município.
Neste ano, foram preparados cerca de 400 quilos de polenta ao molho bolonhesa. Após aproximadamente sete horas de cozimento em um tacho de 200 quilos, mais de duas mil porções foram distribuídas gratuitamente ao público. Enquanto a polenta era preparada, visitantes acompanharam apresentações de dança italiana, músicas típicas e a tradicional tarantela. A expectativa tomou conta de quem aguardava o momento principal da celebração.
“É a primeira vez que participamos do Tombo da Polenta e estamos muito curiosos para ver tudo de perto. Conhecíamos essa tradição apenas pela internet e a expectativa é grande, principalmente por gostarmos da culinária italiana. Além da comida, todo o espetáculo torna a experiência ainda mais especial. Estamos adorando a festa”, disse Celso Raffa, de 74 anos, acompanhado da esposa Tânia Raffa, de 68 anos, do filho Matheus Raffa, de 36 anos, e da nora Rafaela Miranda, de 31 anos.
“Viemos especialmente para assistir ao Tombo da Polenta e estamos muito animados. Como descendentes de italianos, é uma emoção participar de uma festa que valoriza essa cultura tão presente em nossa história. A festa está linda e estamos ansiosos para viver esse momento tão especial”, afirmaram Viviana Girello Noronha, de 55 anos, e Carlos Alberto Trevisan, de 61 anos, moradores de Valinhos.
“Foi a nossa primeira vez participando e até tivemos a oportunidade de mexer a polenta, o que foi emocionante. A festa está maravilhosa e valoriza uma tradição que reúne famílias e celebra a cultura italiana. Agora, a expectativa é acompanhar o tombo e, claro, experimentar a polenta depois”, disseram as amigas Margarete Bastos, de 64 anos, e Selvina Bicudo, de 65 anos, moradoras de Valinhos.
Para Helena de Siqueira Mota, de 72 anos, a experiência foi inesquecível. “Foi a primeira vez que assisti ao Tombo da Polenta e achei tudo muito bonito e divertido. Vim visitar meu filho e aproveitei para conhecer essa tradição, que me encantou. Gostei muito do espetáculo e agora quero experimentar a polenta também.”
A celebração contou ainda com a participação do grupo folclórico La Bella Tarantella, da Associação Italiana de Vinhedo. “Representar a cultura italiana por meio da Tarantella é muito importante para nós. Danço no grupo desde 2019 e participar de eventos como o Tombo da Polenta é sempre uma experiência especial. O público costuma ser muito animado e nossa intenção é transmitir alegria e valorizar as tradições italianas”, afirmou Maria Clara Soares Borgonhone, de 16 anos.
“Danço Tarantella desde 2018, quando tinha apenas 6 anos, e gosto muito de representar essa tradição italiana. Já participamos de várias festas da região e é sempre uma alegria voltar a Valinhos. Queremos levar felicidade para o público e mostrar um pouco da cultura italiana por meio da dança”, disse Sofia Mikaeli Gomes da Silva, de 14 anos.
Após horas de preparo, chegou o momento mais aguardado: a degustação. “Foi a nossa primeira vez acompanhando o Tombo da Polenta e adoramos a experiência. A tradição é muito interessante, o espetáculo é divertido e valeu a pena esperar para experimentar a polenta, que estava deliciosa. Foi um momento especial e muito gostoso de viver em família”, disse Angela Maria Alves Henrique, de 48 anos, acompanhada da mãe Maria José do Santo Alto, de 74 anos. “Eu nunca tinha visto o Tombo da Polenta e gostei muito. Foi um espetáculo bonito e divertido, e a polenta estava muito saborosa. Valeu a pena participar dessa tradição”, acrescentou Maria José.
“Fui Rainha da Festa do Figo em 2001 e, naquela época, ainda não existia o Tombo da Polenta. Se existisse, eu teria participado com certeza, porque essa polenta é simplesmente deliciosa. Foi emocionante acompanhar o preparo junto com a minha família. É uma tradição linda. Reviver esses momentos e valorizar essa cultura é muito especial para mim, porque também me faz lembrar dos meus avós e da minha mãe. Valeu muito a pena esperar. Quanto mais tempo a polenta fica no preparo, mais gostosa ela fica. Está mais do que aprovada. Já quero mais”, falou Vanessa Aline de Paula Galina, 43 anos, Rainha da Festa do Figo 2001.
“Realizar o Tombo da Polenta durante a Festa Italiana torna tudo ainda mais especial. O público abraçou a tradição e, neste ano, servimos gratuitamente mais de duas mil porções. O Tombo da Polenta é muito mais do que uma atração gastronômica. Preserva a história dos imigrantes italianos e valores como união, fartura e convivência familiar. São 12 anos aperfeiçoando um trabalho que exige técnica, sintonia e união entre os oito polenteiros. É gratificante ver essa tradição, hoje patrimônio cultural imaterial de Valinhos, cada vez mais forte e presente na identidade cultural da cidade”, afirmou José Carlos Buem, um dos integrantes do grupo responsável pelo Tombo da Polenta.
Fonte: Departamento de Jornalismo - Secretaria de Comunicação
Local: Valinhos - SP