Trinta coordenadores pedagógicos e 215 professores da rede municipal da Educação de Valinhos participaram nesta segunda-feira, dia 3, no auditório da Câmara Municipal, de capacitação para a implantação do "Rota da Educação". Trata-se de programa de educação para o trânsito que será desenvolvido a partir do segundo semestre entre 5.168 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 41 EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica).
O programa será promovido por meio de parceria entre a Prefeitura e a concessionária Rota das Bandeiras, responsável pelas rodovias que formam o Corredor Dom Pedro. Segundo a coordenadora, Priscila Nucci, as atividades educativas serão desenvolvidas em sala de aula dentro de temas transversais das diversas disciplinas.
"A programação envolve temas como segurança, valores humanos, responsabilidade, cidadania e meio ambiente", informa a coordenadora, ressaltando que, para abordá-los, os professores contarão com apostila e ferramenta digital disponibilizada pela concessionária.
Capacitação – A capacitação foi coordenada pela educadora de trânsito, Roberta Mantovani, que também é autora do material apostilado que será utilizado pelos alunos e professores. Segundo Priscila, no treinamento, o professor teve a oportunidade de refletir sobre o conhecimento que já possui, a educação para o trânsito e as implicações do trânsito em sua vida e na vida de seus alunos.
"O educador também pôde refletir sobre conceitos e conteúdos já trabalhados nas disciplinas dos anos em que atua, que, de alguma forma, levantam questões relacionadas ao trânsito ou favorecem a compreensão e a construção de conhecimento sobre o tema", acrescentou Priscila.
Segundo a coordenadora, "o processo de capacitação dos educadores terá continuidade em atividades práticas e na realização de ações no espaço escolar, que complementarão e contribuirão para a formação do professor e para a maior compreensão do tema".
O "Rota da Educação" tem a missão de diagnosticar as principais defasagens no currículo escolar quando o assunto é trânsito, meio ambiente ou cidadania. A partir daí, o programa fornece treinamento e material didático aos professores das crianças com idade entre 6 e 10 anos, da rede municipal.