Com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, evitando o surgimento de doenças como a Dengue, além de melhorar o aspecto de ruas e praças, a Prefeitura de Valinhos anunciou o lançamento da Operação "Cidade Limpa", que terá início a partir do dia 9 de março.
"Trata-se de um grande mutirão de limpeza em toda cidade. Uma ação que passará a ser permanente em todos os setores, promovendo a educação ambiental e ampliando a qualidade de vida dos moradores de Valinhos", destaca o prefeito Clayton Machado.
Realizada pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços e de Saúde, a Operação Cidade Limpa envolverá outros setores da nova Administração. A primeira etapa dos trabalhos será desenvolvida durante três finais de semana do mês de março (dias 9 e 10, 16 e 17 e 23 e 24), e outros três de abril (dias 6 e 7, 13 e 14 e 20 e 21).
"O governo anterior não realizou a tradicional Operação Cata-Bagulho entre outubro e novembro do ano passado, portanto, a nova Administração Municipal determinou a ampliação dos trabalhos e o desenvolvimento de uma mega-operação neste ano", explica o secretário de Obras, Abraão Michelon.
Além do cata-bagulho, a Operação Cidade Limpa envolverá ações de limpeza de calçadas e passeios públicos, limpeza de áreas verdes e áreas de desova de lixo e entulho, limpeza de bueiros, coleta de galhos, retirada de recicláveis (sucatas) em parceria com cooperativas, e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas).
Ao todo serão percorridos 131 bairros, que foram divididos por região. A programação (confira abaixo) será divulgada por meio da imprensa local e regional, pelo site oficial www.valinhos.sp.gov.br e também com apoio de carros de som. Os moradores deverão ficar atentos aos dias em que o caminhão da Prefeitura passará em seu bairro.
A Secretaria de Obras disponibilizou 10 caminhões com carrocerias, quatro caminhões basculantes, três caminhões adaptados para transporte de caçambas, cinco pick-ups, duas retroescavadeiras, uma máquina minicarregadeira Bobcat, uma máquina pá carregadeira, além de 11 veículos menores (apoio), para transporte de servidores.
Somente no setor de Obras, aproximadamente 80 pessoas, entre homens e mulheres, estarão envolvidas diretamente na "Operação Cidade Limpa". Cerca de 30 agentes de saúde também farão parte dos trabalhos. Outros 10 veículos serão disponibilizados pela área da Saúde.
A operação recolherá materiais em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros. Esses objetos deverão ser colocados na calçada, se possível, com uma hora de antecedência, para evitar que sejam revirados por animais. Segundo a Prefeitura, por questão de operacionalização, apenas resíduos industriais não serão recolhidos.
O objetivo da ação é evitar que objetos inservíveis (em desuso) sejam depositados de forma irregular em terrenos baldios, margens de córregos e vias, que, além de prejudicar a conservação do espaço público, é crime passível de multa. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones 3829-5674 e 3829-6033.
PROGRAMAÇÃO
crédito foto: Rodolso Soares / PMV