Nesta quinta-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Vinhedo, houve um primeiro fórum que pretende ampliar as discussões sobre a proteção da Bacia Hidrográfica do Córrego Bom Jardim, manancial de grande importância para o abastecimento de água dos municípios de Valinhos e Vinhedo. Um segundo fórum será promovido em Valinhos, na próxima segunda-feira, dia 25, na Câmara Municipal.
A ação de parceria entre os dois municípios integra as diretrizes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, órgão ligado ao Governo Federal e responsável por fomentar as discussões a respeito da água. Esta ação também vai ao encontro das metas ambientais de sustentabilidade da nova Administração Municipal de Valinhos.
De acordo com a organização não governamental Elo Ambiental, organizadora dos eventos e contratada pelo Comitê PCJ para o desenvolvimento de estudos e ações de preservação na Bacia Hidrográfica do Córrego Bom Jardim, os fóruns são necessários para definir, de modo claro, quais usos serão permitidos, de modo a garantir o desenvolvimento da área, sem prejudicar o abastecimento público.
O estudo jurídico que está sendo elaborado tem por objetivo, inclusive, estabelecer diretrizes para um futuro Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental na Bacia Hidrográfica do Bom Jardim. A co-gestão da bacia para a proteção dos mananciais servirá ainda de sistema modelo para outras situações semelhantes no Brasil.
"Apesar da bacia já estar constituída em área destinada à proteção de mananciais de acordo com os Planos Diretores de Valinhos e Vinhedo, é necessário definir, de modo claro, quais usos serão permitidos, de modo a garantir o desenvolvimento da área, sem prejudicar o abastecimento público, que é interesse de todos", explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo Fernando Canton Antoniazzi, também presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Sobre a Bacia
A Bacia Hidrográfica do Córrego Bom Jardim, localizada nos municípios de Valinhos e Vinhedo, é um manancial de importância fundamental para a produção de águas e abastecimento público, responsável por parte do abastecimento dessas cidades, sendo cerca de 20% de Vinhedo e 50% de Valinhos.
"Ambos os municípios precisam investir pesado na adução, reserva e geração de água bruta para atender as necessidades futuras devido ao crescimento da região. Mas também é preciso que todos conheçam a área deste manancial, além dos riscos que o mau uso do solo pode causar à qualidade da água", destaca Antoniazzi.
Ele também ressalta que a realização do Fórum em parceria entre Valinhos e Vinhedo é considerada parte de um processo de evolução nas discussões entre os dois municípios quando o assunto é o uso da água e sua importância para as duas populações.
A adutora João Antunes dos Santos, mais conhecida como "Adutora da Rocinha", transporta a água para as duas cidades. Embora esteja no território de Vinhedo, é de propriedade de Valinhos desde a década de 70 quando o município a adquiriu de Campinas.
"A adutora faz parte da história do país quando em 1891 foi então concebida para atender Campinas, ideia do imperador Dom Pedro II que naquela época vislumbrava um novo sistema de abastecimento para a região. Foi só na década de 50 que Valinhos passou a ser abastecida pela adutora e vinte anos mais tarde adquirida por escritura pública pelo então prefeito Arildo Antunes dos Santos, cedendo-a ao DAEV, servindo também ao município de Vinhedo", conta Fernando Antoniazzi.
"Quem conhece a história, até certo ponto recente, sabe muito bem o que foram aqueles anos de disputas judiciais pela posse do uso do manancial. Naquela época as discussões não eram frutos do que se poderia chamar de provincianismo bairrista. As pessoas sabiam o que estava em jogo: água potável", relembra Antoniazzi, que ainda defende a manutenção da adutora "João Antunes dos Santos" como um bem precioso da municipalidade.
Serviço:
Fóruns sobre o Manancial de Abastecimento de Vinhedo e Valinhos
- Vinhedo: 21/02, 5a. Feira, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Vinhedo, na Av. Dois de Abril, 78, Centro.
- Valinhos: 25/02, 2a. Feira, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Valinhos, Rua Ângelo Antônio Schiavinato, nº 59, Residencial São Luiz.