A nova Administração Municipal de Valinhos passa a oferecer à comunidade o grupo de ações Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), que dentre várias atribuições tem a finalidade de possibilitar uma travessia segura aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As informações são do secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Marcelo Valêncio, e seguem o padrão nacional de qualidade adotado pela Guarda Civil Municipal de Valinhos.
Segundo o secretário Valêncio, o PAE foi criado a pedido do prefeito Clayton Machado para atuar e proporcionar mais proteção ao ambiente e público escolar, trabalhando diretamente na prevenção e na inibição de atos delituosos que atentem contra as pessoas.
O secretário Valêncio explica que, com cinco equipes formadas por nove guardas e um coordenador, o PAE atua nas escolas municipais, estaduais e Sesis. O município de Valinhos conta com uma rede de educação composta por 44 EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) que atendem perto de 13 mil alunos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio.
A atuação do PAE ainda é extensiva as sete escolas estaduais e duas unidades do SESI.
Trabalho integrado - "A proposta é que as equipes do PAE desenvolvam um trabalho integrado com a direção das escolas, alunos e familiares", enfatiza o secretário, ressaltando que a atuação dos guardas também é em parceria com os fiscais de trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
"A ação visa alertar os alunos quanto às boas práticas no trânsito, aos cuidados que devem ser tomados no trajeto de ida e volta da residência à escola e, ainda, a importância de se optar pela travessia segura e a utilização da faixa de pedestres e como orientar amigos e familiares quanto ao respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB)", informa Valêncio, ressaltando ainda que os guardas ainda orientam sobre como contribuir com a segurança dentro da escola.
"O trabalho preventivo e educativo desenvolvido pelo PAE nestes espaços escolares se constitui em um fator de aproximação das ações de segurança junto à comunidade", afirma o secretário. "A população pode contar com a Guarda Civil Municipal de Valinhos e acioná-la por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade", conclui.
Outro exemplo bem sucedido deste novo momento da GCM é implantação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que tem levado mais segurança às ruas da cidade, em operações integradas com as demais forças de segurança da cidade.