A Prefeitura de Valinhos realiza há 20 dias o trabalho de desassoreamento de um trecho de 700 metros do Córrego Invernada, desde o cruzamento com a Avenida Onze de Agosto até próximo a Faculdades Anhanguera (FAV). Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon, a ação segue os preceitos da nova administração municipal de Valinhos, de dar atenção máxima a todos os pontos (historicamente) críticos da cidade.
"O local estava bastante assoreado, com o acúmulo de sedimentos e a preocupante diminuição da calha do córrego Invernada, chegando a um metro da avenida, o que exigia a urgência das obras", explicou o secretário municipal.
"Essa região da Avenida Invernada, por onde o córrego passa, é um dos principais pontos de alagamento no município, por isso, esse trabalho já deveria ter sido feito de forma preventiva, já que agora estamos em plena época de chuvas", disse.
"Aliás, o prefeito Clayton Machado afirma com muito bom senso que a limpeza do fundo dos córregos e de todos os demais cursos naturais de água do município deveria ser um serviço constante e permanente", acrescentou Abraão Michelon.
A ação da Secretaria Municipal de Obras tem retirado das águas do Córrego Invernada centenas de metros cúbicos de detritos, principalmente areia. "O assoreamento agrava seriamente os riscos de inundação em períodos de chuvas", completou.
Economia - O secretário de Obras de Valinhos informa também que o desassoreamento está sendo realizado, por determinação do prefeito Clayton Machado, com equipamento e funcionários da Prefeitura, o que representa significativa economia aos cofres municipais.
Parte da areia retirada do fundo do córrego será reutilizada em obras da própria Prefeitura. Segundo Abraão Michelon, 70% dos trabalhos de desassoreamento já foram realizados, e os trabalhos devem continuar até o final de fevereiro.
"A obra contempla o aprofundamento e o alargamento desse trecho do córrego, que estava mais comprometido", explicou.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Fernando Antoniazzi, a realização do desassoreamento foi aprovada pelos órgãos ambientais tendo em vista as insistentes manifestações da Defesa Civil do município sobre os riscos de alagamentos no local.
Saiba mais
O que é assoreamento
Um dos principais problemas que afetam os rios e córregos, principalmente os que passam por grandes cidades, é o assoreamento. Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.
Medidas para evitar
Nestes casos, é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este, consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.
Ação da natureza
Além da ação do homem, citada acima, o assoreamento dos rios é provocado também de forma natural, pois com o passar do tempo, vai ocorrendo o acúmulo de terra ou areia no fundo dos rios.