A Secretaria Municipal da Saúde participa desde esta quinta-feira, dia 24, da campanha estadual de testagem anti-HIV: "Fique Sabendo", que prosseguirá até 1º de dezembro. De segunda a sexta-feira, o exame será oferecido gratuitamente em todas as UBS's (Unidade Básica de Saúde) e no CEDIC-CTA (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e (Centro de Testagem e Aconselhamento) das 9 às 14 horas. Neste sábado, dia 26, para facilitar o acesso às pessoas que trabalham, será promovido o dia da mobilização, com testagem no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades), das 8 às 17 horas.
O objetivo da campanha é estimular as pessoas a realizar o teste anti-HIV e assim diminuir o número de diagnósticos tardios e suas consequências. O plano propõe o conhecimento do status sorológico como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde.
Segundo o secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni, diante de um diagnóstico positivo o portador terá acesso precoce à assistência adequada e oportuna, o que lhe garantirá melhor qualidade de vida. "E caso não esteja infectado, a pessoa terá a possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro", acrescentou.
Entre 2008 e 2010 foram realizadas três campanhas estaduais de testagem de HIV. No ano passado em Valinhos durante a campanha foram realizadas 393 sorologias e 31 testes rápidos para o HIV, e nenhum teste ou sorologia apresentou resultado positivo.
Números
Independentemente da campanha, no ano passado foram diagnosticados 14 casos de AIDS e 14 de HIV em Valinhos. Dos diagnósticos de HIV, três foram em gestantes que realizaram o pré-natal e o parto no município.
"Pelo perfil epidemiológico, verificamos que a epidemia continua a avançar na população heterossexual, mantendo a característica da epidemia nacional, seguida pela categoria de exposição homossexual e bissexual. A faixa etária mais atingida foi a de 20 a 40 anos", ressaltou na diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Cláudia Maria dos Santos Silva.