O grupo de Congada Nossa Senhora do Rosário se apresenta neste sábado, dia 19, a partir das 17 horas, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa", ao som da banda de Congos José Lúcio Rocha, da cidade de Paula Cândido, MG. A apresentação contará ainda com a participação do Grupo de Cultura Popular "O Bloco", formado por alunos da Universidade Federal de Viçosa, que fará demonstração do Maracatu. O evento tem entrada gratuita e conta com o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura.
Para o secretário da Cultura, Mario Farci, a vinda do grupo é uma grande oportunidade para o público ver de perto essa riquíssima forma de expressão da cultura popular brasileira. Ele comenta que o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) tem sido um grande incentivador de eventos como esse, que contribuem para o crescimento cultural da cidade.
De acordo com o secretário da Associação da banda de Congos, Milton Ramon Pires de Oliveira, o grupo é composto por 71 pessoas e virá acompanhado por integrantes do grupo Congado de Airões. Ele disse que a Congada terá também a presença de alguns componentes da Charola que é uma manifestação religiosa restrita à Quaresma. "Considero que esta será uma rica oportunidade do público valinhense conhecer um pouco da diversidade cultural da Zona da Mata Mineira", destaca Oliveira.
Congos
A Banda de Congos "José Lúcio Rocha" tem sua origem em 1888, em Airões, distrito rural do município de Paula Cândido, situado na Zona da Mata de Minas Gerais. O grupo autodefine-se como congos, responsáveis pelo congado, bailado dramático em que os figurantes representam o coração de um rei do Congo. Reunidos em torno da devoção à Nossa Senhora do Rosário, os congos expressam sua fé com cânticos e danças que contribuem para manter viva na memória a história dos antigos escravos e de seus descendentes. Responsáveis pelas "Festas do Rosário", auge do reinado dos reis e rainhas do congado, nos dias de homenagem à Santa, os integrantes da banda realizam o levantamento do mastro na igreja que acolhe os festejos; conduzem a corte dos reis pelas ruas; são personagens centrais da procissão, da coroação dos novos reis e da missa festiva.
A Banda de Congos de Airões atua segundo as tradições dos antigos mestres nas quais as práticas de entreajuda com outros Grupos de Congos da região é uma de suas características. O grupo participa também dos festejos em seis localidades, sendo responsável pelas festas em duas outras localidades.
Charola
Trata-se de um pequeno grupo itinerante, composto apenas por homens vestidos de camisa roxa, que se desloca de casa em casa apenas durante o período diurno. Em cortejo, carregam um andor com a imagem do Senhor dos Passos; adentram as moradias, onde entoam cânticos que evocam o período da Quaresma.