Mulheres a partir de 35 anos podem fazer exame gratuito
A carreta da mamografia do projeto ‘Mulheres de Peito’ da Secretaria Estadual da Saúde está desde terça-feira, 13/12, estacionada no Centro de Artes Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, ao lado da rodoviária, para oferecer exames gratuitos a mulheres de Valinhos e região com idade a partir de 35 anos.
A unidade móvel veio a Valinhos, onde permanece até 14/1, numa parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. O objetivo do projeto é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. Somente nos dias 23, 24, 30 e 31/12 não haverá expediente em comemorações ao Natal e Ano Novo.
Para realização do exame, as mulheres devem fazer agendamento prévio no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), no setor do Raio-X, localizado na Avenida dos Esportes, 335, e apresentar a Carteira de Identidade e o Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos terão ainda que ter pedido médico ou de enfermeira, que deve ser solicitado na Unidade Básica de Saúde de referência.
Segundo a Secretaria da Saúde, por dia da semana são realizados 50 exames. Já no sábado estão previsto 25 exames. O resultado deve ser retirado, após sete dias, no CEV. Caso dê alguma alteração e haja necessidade de ultrassonografia ou biopsia, a equipe do projeto entrará em contato com a paciente para marcar os exames na própria carreta.
A secretária de Saúde, Rita Longo, lembra que o câncer de mama é a principal causa de mortalidade por tumor entre as mulheres brasileiras. “O município não tem demanda reprimida de exames de mamografia, mas o projeto é muito bem vindo, pois facilitará o acesso ao exame, com atendimento aos sábados”, destacou a secretária.
Solange Delben, 55 anos, autônoma, estava com o exame atrasado há três anos e aproveitou a facilidade do atendimento para realiza-lo na terça-feira, 13/12. “Gostei bastante, fui muito bem atendida”, contou. Com histórico de câncer de mama na família, ela destacou a importância do exame para a prevenção e diagnóstico precoce.
A dona de casa Dalva Donizete Domingues da Silva, 59 anos, ficou sabendo da carreta pelas vizinhas e também resolveu fazer o exame na terça-feira, 13/12. “Acho importante e procuro fazer todos os anos. A gente tem que se cuidar”, disse.
Sobre o programa - O ‘Mulheres do Peito’ possui quatro carretas móveis para realização dos exames de mamografia, que percorrem todo o Estado, e contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista.
Segundo a Secretaria da Saúde, as pacientes com exames alterados serão encaminhadas para acompanhamento no Centro de Atenção à Mulher (CAM), que é referência na prevenção ao câncer de colo do útero e de mama.
14-12-2016