30 SET 2021
EDUCAÇÃO
EMEB Franco Montoro participa da final estadual dos Jogos Estudantis representando a RMC
As competições serão realizadas sem a presença de público

A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias da Educação e Esportes e Lazer (SEL), irá representar a RMC (Região Metropolitana de Campinas) na final estadual dos Jogos Estudantis, nas modalidades voleibol masculino e voleibol feminino, ambos na categoria mirim. Os alunos dos times são da EMEB Gov. André Franco Montoro, do Jardim Bom Retiro, que embarcam nesta sexta-feira (1º) rumo a Lindóia. Todos os atletas passarão por teste de Covid-19.
    Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) vão até dia 6. “A educação e o esporte sempre andaram de mãos dadas. Ficaremos aqui torcendo pelos nossos alunos, que, independentemente de resultados, representam a nossa cidade com sua garra e vontade”, incentiva a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Além do vôlei, há mais 17 modalidades na competição, tais como handebol, judô, natação, atletismo, ginástica rítmica, ciclismo entre outros.
    A EMEB Franco Montoro já tem tradição de levar seus alunos aos Jogos Estudantis, com participação nos últimos cincos anos, com exceção do ano passado em função da pandemia. “É muito importante a valorização do esporte para que, não só tenha incentivo na parte educacional, mas na vida pessoal do aluno para evoluir como um todo”, explica o diretor da escola, Alceu Bento Petenuci Junior.
    “A Secretaria de Esportes tem um trabalho forte e com resultados em várias modalidades. Quando possível, fazemos parceria com as outras secretarias, como é o caso da Educação, visando o incentivo ao esportes como modo de vida saudável”, explica o secretário Felipe Zani, que lembra que colabora com material, recursos humanos, transporte e apoio geral. Os treinos estão sob a responsabilidade da professora Marcia Tavares de Castro Pereira, na Rede Municipal de Ensino há 14 anos, destes 13 nesta escola.
    “Estamos começando de novo o trabalho de formar equipes. Muitos alunos se formaram ou foram embora e agora vamos iniciar um trabalho de formiguinha”, explica a professora, que ano passado não levou os alunos aos jogos, apesar de ter times, em função da pandemia. Segundo ela, os jogos servem para incentivar os alunos à prática esportiva, que estão há dois anos sem atividade física. “Motivar para ter prazer em praticar um esporte”, acrescentou.
    De acordo com o diretor da unidade escolar, alguns alunos se destacaram ao longo destes anos e optaram por continuar como atletas em times profissionais na cidade e na região. A escola também teve anos que levou mais de uma equipe para participar em outras modalidades, como futsal e handebol.
    Protocolo
    Com base no Protocolo de Retomada do Esporte da Secretaria de Esportes do Estado e protocolos municipais das cidades que cederam os espaços, foi adotado alguns procedimentos de segurança e prevenção contra a Covid-19.
    Entre eles as competições serão realizadas sem a presença de público, sendo permitida apenas a entrada dos atletas, técnicos, árbitros, representantes da SESP e colaboradores da FEDEESP; na entrada será realizada aferição de temperatura, e higienização das mãos por meio de totens; com uso de Máscaras descartáveis e luvas cirúrgicas, disponíveis durante toda a competição. Por último, todos os presentes deverão permanecer de máscara, inclusive os atletas enquanto não estiverem competindo.
    JEESP
Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal e Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais em todo Estado.
Também visa favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para integrar a Delegação do Estado de São Paulo para as Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional, para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e dos Jogos da Juventude (JEJs).
Assim como participar dos programas "Bolsa Talento Esportivo" e "Centro de Excelência Esportiva", além de fomentar o Desporto e o Paradesporto Escolar no Estado de São Paulo.