14 OUT 2021
SAÚDE
Com agenda já completa, Prefeitura realiza dia 23 Mutirão Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama
Os agendamentos foram realizados previamente para exames de mamografia e Papanicolau

O próximo dia 23 de Outubro em Valinhos está reservado para uma importante atividade em prevenção ao Câncer de Mama. Numa promoção da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Mutirão Outubro Rosa voltado às mulheres acima de 40 anos que se agendaram previamente para participar da ação.
Na ação serão disponibilizadas 160 vagas para encaminhamentos com data agendada para a realização de mamografia, mediante avaliação no dia do Mutirão, e outras 160 vagas para a realização do exame de Papanicolau durante o evento. O Mutirão será das 8h00 às 16h00, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíso.
O objetivo da Secretaria de Saúde, além da prevenção do câncer de mama, é também estimular as mulheres a realizarem o Papanicolau capaz de detectar o câncer do colo do útero e que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.
 “Apesar da expressão Outubro Rosa referir-se mundialmente à prevenção do câncer de mama, vamos aproveitar este momento oferecendo também o Mutirão para estimular as mulheres a se cuidarem com a prevenção ao câncer de colo de útero que é a quarta causa mais comum de morte de mulheres por câncer no Brasil. Já o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no nosso país, sendo a mais frequente em quase todas regiões brasileiras”, destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy com base em dados divulgados pelo INCA.

Saiba Mais
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Segundos dados apresentados pelo INCA, em 2019, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres. O Instituto também destaca que o câncer de mama, pela sua gravidade, apresenta uma estimativa de que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
No Brasil, ocorreram, em 2017, 16.724 óbitos por câncer de mama feminina, o equivalente a um risco de 16,16 por 100 mil, de acordo com dados divulgado pela INCA.

Sinais do câncer de mama e do colo do útero
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Cerca de 95% dos casos tem cura se diagnosticados precocemente. Então, fique atenta aos seguintes sinais:
- Aparecimento de nódulo ou espessamento da mama, próximo a ela ou na região da axila.
- Alteração no tamanho ou na forma da mama
- Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo
- Saída de secreção pelo mamilo ou inversão do mamilo para dentro da mama.
- Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja).
- Sensações diferentes como calor, inchaço e rubor.

Colo do útero
O câncer de colo uterino é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são totalmente curáveis. Mas, se não tratadas, podem, após muitos anos, se transformar em câncer. As lesões em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor.
Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) a cada três anos.  Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos é uma medida muito importante também.

Fonte: Departamento de Comunicação -Prefeitura de Valinhos