11 NOV 2021
Valinhos intensifica a busca ativa ao mosquito Aedes Aegypti
Em uma ação para intensificar a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no próximo verão, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Valinhos deu início a um amplo trabalho de controle do vetor.
De acordo com a Diretora da Divisão de Vigilancia em Zoonoses, Marli Aparecida Silva, entre as ações estão o trabalho casa a casa com vistoria e orientação aos moradores para a prevenção às três doenças, assim como vistorias periódicas em pontos estratégicos, como borracharias, ferro velhos, locais que acabam por servir de criadouro do mosquito.

“Também reforçaremos as vistorias em imóveis como escolas e bancos, ou outros com grande presença de pessoas para fazer este trabalho de busca ativa e controle de criadouros. Faremos a coleta e identificação de larvas se encontradas em recipientes com água parada, e se necessário, conforme recomendações técnicas, aplicação de larvicida e orientações para que sejam evitados esses meios de criadouros do vetor”, explica a diretora.

A diretora também destaca que as vistorias são intensificadas nos meses de verão, mas que este trabalho de prevenção é feito de forma rotineira pelas equipes da Saúde. “Sempre que identificados os criadouros, e quando necessário, também autuamos os responsáveis por imóveis com criadouros do vetor transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, diz a diretora.

Outro meio que a Divisão de Vigilância em Zoonoses tem para conter o avanço destas doenças no município são os canais disponíveis aos munícipes, como os sistemas 156 e o e-Ouve, pelos quais odos solicitar as vistorias ou fazer denúncias de locais que podem potencialmente servir de criadouros do Aedes Aegypti. Em 2021, de janeiro até este mês de novembro, foram notificados 640 casos de dengue, sendo que 215 confirmados no município.

Saiba mais
Aedes aegypti é o mosquito responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya e é muito parecido com o pernilongo, no entanto possui algumas características que ajudam a ser diferenciado dos outros mosquitos. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito tem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.
O mosquito da dengue, além de silencioso:
  • Costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
  • Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
  • Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.
​​Além disso, o Aedes aegypti é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.
O mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos