20 DEZ 2021
ADMINISTRAÇÃO
Com base em perfil técnico, Prefeitura apresenta projeto e Câmara aprova nova estrutura administrativa que contempla, no mínimo, 146 promoções para servidores concursados
Comparado a 2008, a Prefeitura de Valinhos terá, nesta nova estrutura, 60% a menos de cargos comissionados (eram 323 em 2008 e, agora, 130); o número de novos cargos a serem ocupados por servidores efetivos é de 146 do total de 239 novos cargos, portanto 61,08%

A Prefeitura de Valinhos encaminhou à Câmara Municipal que, na manhã desta segunda-feira, aprovou em segunda discussão o novo projeto que implanta, em 2022, uma reestruturação administrativa da Prefeitura. Nele, a administração busca equalizar a atual situação em que, após decisão judicial do ano passado, foram praticamente extintos todos os cargos de comissão, permanecendo apenas 24 para todas as secretarias municipais. No projeto aprovado, a Prefeitura apresenta 60% a menos de cargos de confiança, comparado à situação da cidade em 2008, e 42% a menos do que o existente em 2018. Com uma estrutura enxuta, porém sustentada nos princípios da economicidade e profissionalismo da gestão, a estrutura cria 239 novos cargos, sendo, no mínimo, 146 exclusivos para serem ocupados por servidores de carreira (incluindo os 10% mínimo de cargos comissionados a serem ocupados por servidores de carreira), também conhecido como servidores concursados e 106 novos cargos de comissão que, somados aos 24 atuais, serão destinados para a ocupação de secretários e profissionais técnicos e capacitados para cada área de atuação.

“Quando se fala em criar cargos, dá impressão de fisiologismo político e vantagens indevidas. O que temos é um projeto para elevar Valinhos a um patamar profissional na gestão pública, que valorize os servidores, que proporcione agilidade no atendimento e que o cidadão tenha respostas rápidas e de qualidade. Não se trata de cargos. Trata-se de colocar a gestão num patamar de excelência de atendimento, com transparência sempre”, afirma a prefeita Capitã Lucimara.

No projeto aprovado, 133 novos cargos são criados para coordenadores de áreas, que devem ser ocupados exclusivamente por profissionais concursados, mediante avaliação, capacitação e competência para a área de atuação.

Do total de 130 cargos de confiança, 10% destes, portanto 13, necessariamente devem ser ocupados por servidores efetivos (concursados) e, deste total de 130, a nova estrutura apresenta a criação de 106, já que 24 permaneceram da atual.

Ainda, com a aprovação, automaticamente todos os servidores da Prefeitura de Valinhos terão a correção inflacionária nos salários de 7,59%, a partir de janeiro, referentes ao reajuste de 2020 que não foi aplicado, por conta das regras da lei federal do pacto de ajuda aos estados e municípios durante o período da pandemia.
Local: Valinhos