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JAN
05
05 JAN 2022
EDUCAÇÃO
Com foco em qualidade e recuperação de conteúdos prejudicados pela Pandemia, Valinhos implanta novos investimentos em projetos educacionais
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A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, inicia 2022 com investimentos importantes em projetos educacionais, a serem implementados desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) até o EJA, Educação de Jovens e Adultos. Os investimentos incluem capacitação dos professores, implantação de novos projetos educacionais para todas as salas de aulas, com olhar para o acompanhamento pedagógico individual dos alunos, materiais pedagógicos para uso tanto em sala de aula como em casa pelos alunos e projetos pedagógicos extracurriculares, e materiais para recuperação de conteúdos e das aprendizagens prejudicados pela Pandemia, durante a suspensão das aulas presenciais em meses dos anos de 2020 e 2021.

“Sem dúvida, é um dos maiores programas de investimentos educacionais da história de Valinhos, com olhar para o acompanhamento individual dos alunos e, assim, agregar capacitação profissional dos nossos excelentes professores aos ganhos em inovações nos programas educacionais, passando inclusive pela recuperação fundamental de conteúdos e aprendizagens do período de 2020-2021, em que a Pandemia dificultou as aulas presenciais”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário de Educação, Cleber Magdalena, detalhou os 3 projetos que fazem parte deste pacote de investimentos no avanço de qualidade da Educação de Valinhos. Cleber, também, fez questão de ressaltar a participação importante da equipe pedagógica para o alinhamento destes projetos com a realidade da cidade, de forma a atender as necessidades dos alunos e, assim, estabelecer ganhos na qualidade do processo pedagógico, no acompanhamento individualizado, no cumprimento das metas de ensino e na recuperação das aprendizagens do período 2020-2021 prejudicado pela Pandemia.

“São 3 Projetos (Majog, MindLab e Caixa Literária) que, juntos, estabelecem um cenário inovador e diferenciado da Educação de Valinhos no cenário regional, estadual e nacional. Vamos avançar com planejamento, transparência junto aos pais e responsáveis e com foco no desenvolvimento humano dos nossos alunos para alçar ganhos na qualidade do ensino, de forma a atrelar todo o investimento, inclusive, já realizado no plano de tecnologia, com 100% das unidades educacionais com fibra ótica e internet de alta velocidade, à Educação. Com a qualidade dos nossos profissionais, com a capacitação que será realizada, com os investimentos no plano de Inovação e estes novos projetos  Educacionais, certamente Valinhos vai ser referência e nossos alunos terão ganhos importantes para a vida”, afirmou o secretário de Educação, Cleber Magdalena.
    
MAJOG
O desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, das argumentações, das resoluções de problemas, dos cálculos são imprescindíveis para a vida em sociedade e devem ser ensinadas no ambiente escolar e trabalhadas, além deste. Nas aulas de matemática, os jogos ajudam a criar contextos de aprendizagem mais significativos e lúdicos, facilitando a aprendizagem dos números. A ideia é partir de uma situação reconhecida pelas crianças como lúdica e desafiadora, e explorá-la numa sequência de atividades pensada para propor problemas graduais aos alunos de forma que estes possam identificar os saberes e recursos que põem em ação ao jogar, compreendendo-os como conhecimentos e estratégias da matemática, discutindo como melhor defini-los e elencando ao final quais as soluções podem ser mais adequadas até poder usar todas estas aprendizagens em contextos independentes do jogo, aprendendo, com isso, a matemática propriamente dita. A intenção com a aquisição do programa MAJOG é apresentar uma proposta didática que subsidie o trabalho docente com jogos, de forma que estes possam servir de estratégia para a construção de um contexto favorável para aprender conteúdos matemáticos, através de uma ação pedagógica significativa.
    
CAIXA LITERÁRIA
Uma das dificuldades detectadas com o distanciamento do espaço escolar foi em relação ao processo de alfabetização, prejudicando o desenvolvimento das habilidades referentes à leitura e escrita.  É fundamental que a criança reconheça sua língua materna e construa por meio dela sua própria identidade, reconhecendo assim a comunidade da qual faz parte. Dessa forma, se fez necessária a aquisição de livros diversos de literatura infantil e infanto juvenil atendendo diferentes faixas etárias, de acordo com o ano escolar em que o aluno está frequentando, para incentivá-los e inseri-los por meio de projetos e da prática diária de sala de aula no mundo da leitura e da descoberta que esta proporciona. O trabalho com literatura contribui não só para o aprimoramento do leitor literário, mas também para uma formação mais humanizada, mais consciente tanto do indivíduo como do cidadão que está sendo preparado para atuar de forma adulta na sociedade. Porém, tais leituras deverão ser acompanhadas da mediação do professor e de formação prévia para utilização de material tão rico da literatura brasileira e estrangeira.

MINDLAB
O material MindLab será utilizado desde a Educação Infantil (Infantil I e II) até o Ensino Fundamental  de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos com a finalidade de atender primeiramente as necessidades de recuperação da aprendizagem dos alunos tão prejudicada nos períodos de pandemia. A utilização de tal material pretende ser de forma lúdica por meio de jogos de raciocínio e estratégias diversas que trabalharão com as habilidades socioemocionais, de raciocínio lógico matemático, de coordenação motora, de linguagem, de leitura, dentre outras tão importantes ao desenvolvimento integral dos alunos.  O material apresenta um formato de trabalho prático colocando em jogos, tudo o que o aluno já sabe e o que precisará aprender para se desenvolver integralmente, inclusive como futuro cidadão, tendo desafios a serem vencidos durante as aulas, que consolidarão as aprendizagens. Vale lembrar que essas habilidades e competências que serão ressaltadas durante a utilização do material se referem a formação de futuros cidadãos com capacidade de resolver problemas, aprender a trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e ser crítico em relação à sociedade em que vive.  A utilização do material será pautada em planejamento atendendo a faixa etária na qual  o aluno pertence, garantindo a prática pedagógica e a mediação entre aluno e professor.
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos-SP
Seta
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