Na manhã do último sábado (26) o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini foi palco da etapa local do lançamento de foguetes, evento vinculado à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e à Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A atividade reuniu cerca de 150 alunos e 30 professores de cinco escolas da rede municipal de ensino (EMEBs): Luiz Antoniazzi, Governador Orestes Quércia, Carolina Sigrist, Edina Bampa da Fonseca e Horácio de Salles Cunha. Diretores, coordenadores e convidados também prestigiaram o evento, que contou inclusive com a participação do prefeito Franklin Duarte de Lima, do vice-prefeito Luiz Mayr Neto e do Secretário de Educação, André Amaral. “Essa atividade promove o aprendizado científico de forma lúdica e colaborativa, o que é essencial para uma educação de qualidade”, destacou.
A mobilização das comunidades escolares envolvidas revela o espírito de engajamento que deve nortear a política educacional da cidade. "O OBAFOG é mais que um evento; é um símbolo do que a educação pública pode alcançar quando unimos teoria, prática e paixão. Nossos alunos não apenas aprenderam sobre física e engenharia – eles vivenciaram o método científico, a resiliência e o trabalho em equipe. Parabéns a todos os envolvidos por transformarem esse projeto em um marco inspirador para Valinhos.", declarou o secretário de Educação, André Amaral.
Evento encantou alunos e educadores
O jovem Gabriel Santos, aluno do 9º ano da EMEB Luiz Antoniazzi, contou sobre a surpresa com seu desempenho: "Não estava botando fé, mas nosso foguete foi muito longe! Foi minha primeira vez, e com certeza quero participar de novo." Já Isadora Gabriele, do 9º ano da EMEB Edina Bampa, falou sobre persistência: "Nosso cano estourou no primeiro lançamento, mas não desistimos. Participo há dois anos, e cada erro é uma chance de aprender. O mais difícil é bombear até a pressão máxima – fica pesadíssimo!"
A diretora Elisiane Juliato, da EMEB Edina Bampa, destacou o impacto pedagógico da atividade. "Ver o brilho nos olhos dos alunos, buscando conhecimento por iniciativa própria, não tem preço. Esse evento é a prova de que aprender pode ser divertido e significativo.", ressaltou. Além do conhecimento técnico, a atividade realizada em grupos reforça a importância do trabalho em equipe. "Os alunos exercitaram criatividade, pesquisa e colaboração – habilidades essenciais não só para a ciência, mas para a vida.", frisou Rodrigo Juvenal, diretor da EMEB Luiz Antoniazzi.
Os reflexos positivos de ações como essa também chegam às famílias. Amanda Proença, mãe do aluno Noah (9º ano), valoriza essa tipo de iniciativa. "Ele mudou completamente! Depois de ganhar o ouro em 2023, foi selecionado para o programa CNPQ de Jovens Cientistas. Isso mostra que escola pública também é lugar de excelência.", destacou, emocionada.
Sobre o OBAFOG
A Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG) desafia estudantes a construírem foguetes com materiais simples, aplicando conceitos de física e matemática. Em Valinhos, a iniciativa já colhe frutos: além de medalhistas nacionais, alunos como Noah e Gean Lucca representam o município em programas de pesquisa científica.