A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, recomendou a suspensão das atividades de Educação Física e recreação ao ar livre nas escolas da rede municipal nesta quinta (11) e sexta-feira (12), em resposta ao alerta de baixa umidade do ar emitido pela Defesa Civil do município. O órgão registrou índice de 16,7% às 14h20 desta quinta – nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A medida, que vale para o período entre 10h e 16h, quando a umidade atinge seus menores patamares, visa proteger a saúde de alunos e profissionais. A secretaria reforçou ainda a necessidade de hidratação constante e umidificação dos ambientes escolares.
O secretário municipal de Educação, André Amaral, explicou a decisão: "A prevenção é nossa prioridade. Orientamos todas as unidades a substituírem atividades externas por alternativas em ambientes cobertos e arejados, além de intensificarmos a oferta de água para estudantes e funcionários. Na segunda-feira (15) reavaliaremos a situação".
Orientações para a comunidade escolar
Além de recomendar a suspensão de exercícios em éreas descobertas, a secretaria orientou os gestores das unidades a reforçar junto aos alunos e professores as orientações de prevenção recomendadas para dias de baixa umidade, especialmente a hidratação reforçada.
Contexto do alerta
O índice de 16,7% registrado em Valinhos está abaixo do limite de emergência (20%) definido pela OMS. Entre os riscos associados à baixa umidade estão:
Ressecamento das vias respiratórias e da pele;
Irritação nos olhos;
Agravamento de alergias e doenças respiratórias crônicas.
A Defesa Civil de Valinhos realiza o monitoramento contínuo da situação da umidade do ar no município e seguirá orientando a população e atuará, em caso de necessidade, na articulação do Sistema Municipal de Defesa Civil para resposta.