O Programa Famílias Fortes que está sendo implementado em Valinhos pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Família e da Mulher, em parceria com a Secretaria da Educação, formará oficialmente as primeiras turmas de famílias nesta segunda-feira (8), em cerimônia no Centro de Convivência do Idosos, às 18h. Ao todo 5 famílias de alunos da EMEB Jorge Bierrembach de Castro, no Parque das Colinas, e outras 6 famílias de alunos da EMEB Vice-prefeito Antônio Mamoni, no Jardim das Figueiras, participarão da solenidade.
Em Valinhos, o ‘Programa Municipal de Fortalecimento de Vínculos Familiares’ foi instituído pelo Decreto de nº 12.609, em 13 de julho desde ano. A implementação do Famílias Fortes no munícipio teve início em setembro com o lançamento do programa e a etapa de formação de servidores municipais e voluntários de entidades visando o fortalecimento de vínculos juntos às famílias e a promoção do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, com uma série de encontros formativos para habilitá-los à condução dos grupos de famílias.
Já as famílias participaram de sete encontros onde puderam conhecer o objetivo do programa, cuja metodologia desenvolvida pela Universidade Oxford Brookes, no Reino Unido, e adaptada à realidade brasileira, é reconhecida nacionalmente por trabalhar a comunicação familiar, a resolução de conflitos e a promoção de ambientes protetivos para crianças e jovens.
“Tivemos um feedback bem positivo das famílias que se sentiram acolhidas nos encontros que foram gratificantes. Além das dificuldades cotidianas que as famílias encontram, o programa também aborda conflitos mais pesados que podem vir ocorrer nas famílias, como o de álcool e drogas, por exemplo. Também trabalha com valores, conscientizando os jovens a fazerem escolhas que não os prejudiquem e trata das aspirações, metas e sonhos futuros dos jovens, o que é maravilhoso”, menciona a assistente social Francis Hernandes que atua pela Secretaria de Educação.
Em 2026 estão previstos mais quatro encontros de acompanhamento com as famílias que aprovaram a participação no programa. “Estou amando participar, porque vejo um momento também acolhedor entre os profissionais envolvidos. Tratamos vários assuntos de total importância nessa fase da adolescência e diante aos encontros pude notar que quando existe um diálogo, regras e amor, tudo flui, inclusive trazendo paz em nosso lar, pois posso dizer que fortaleceu laços familiares e conseguimos agora exercer o diálogo e manter regras”, fala Fernanda Soares, mãe dos alunos Davi, do 5º ano, e Ângela, do 6º, da EMEB Jorge Bierrembach de Castro.
“É um programa acolhedor e esclarecedor, aprendi muita coisa. Nessa idade dos nossos filhos é um desafio saber educar. Trocamos entre as mães muitas experiências durante os encontros. Também já observei uma mudança para melhor no comportamento da minha filha, na nossa convivência e estamos colocando em prática tudo o que já aprendemos nesse processo de fortalecimento familiar. Quantos mais pais e filhos participarem, melhor será”, conta Adriana Silva Leite dos Reis, mãe da aluna Isadora, do 6º ano, também da EMEB Jorge Bierrembach de Castro.
Para Andrezza Adriana Geremias de Oliveira, mãe de Pedro Lucas, aluno do 4º ano da EMEB Vice-prefeito Antônio Mamoni, participar do Programa Famílias Fortes foi uma experiência enriquecedora. “Ao longo dos encontros compreendi a importância de estabelecer limites de forma clara e afetuosa, saber dizer “não” quando necessário e, principalmente, expressar aos nossos filhos como nos sentimos. Aprendi que a comunicação aberta e o diálogo constante fortalecem os vínculos familiares e ajudam nossos filhos a se desenvolverem com mais segurança, responsabilidade e autonomia. Sou muito grata por tudo o que aprendi e recomendo essa experiência a mais famílias”, diz.
“Esse programa é fundamental para fortalecer os vínculos familiares no município. Ele oferece estratégias muito práticas para os pais e responsáveis e também para as crianças e adolescentes, melhorando a comunicação, ajudando a estabelecer limites e fortalecendo respeito mútuo e apoio emocional”, reforça Ivana Aparecida Ribeiro, diretora do Departamento da Família e coordenadora do programa.
“O programa Famílias Fortes é uma prioridade, pois acreditamos no cuidado, no acolhimento e na construção de vínculos que transformam realidades. A formatura dessas 11 primeiras famílias será um momento memorável, pois investir no fortalecimento delas significa investir em todo o futuro da nossa cidade. Para 2026 já programamos a ampliação do programa com a formação de mais famílias de outras unidades escolares também”, destaca a secretária da Família e da Mulher”, Dalva Berto.
“Sabemos que, para a educação ir bem, a família precisa ir bem. A missão da Secretaria de Educação vai além da sala de aula, e é por isso que apoiamos com convicção o 'Famílias Fortes'. Valorizar e fortalecer o papel dos pais e responsáveis é de fundamental importância para a construção de um futuro melhor para nossas crianças, pois famílias mais fortes resultam em alunos mais seguros, confiantes e prontos para o mundo”, afirma o secretário de Educação, André Amaral.









