18 FEV 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura faz recadastramento de idosos para Programa Melhor Idade em Atividades
Programa faz repasse ao próprio idoso, que paga o local escolhido por ele

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Assistência Social, iniciou o recadastramento de idosos para o Programa Melhor Idade em Atividades. Definido por lei, o programa faz parceria com academias, garantindo que o idoso possa frequentar o local para a prática de atividades físicas. O recadastramento é feito no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, no Centro.
“Queremos que, de fato, nosso grupo de idoso tenha a melhor idade, como define o nome do programa. Queremos que tenham uma ótima saúde”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy, lembrando que a Prefeitura ainda mantém todos os cuidados e obediência aos protocolos sanitários definidos pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.
“Estamos recadastrando os idoso e, após o término deste levantamento, iremos avaliar a existência de novas vagas, para mais idosos da cidade”, adianta a secretária de Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo. Conforme a secretária, até o momento somente a ginástica e a Lian Gong, que é uma parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), retomaram as atividades. “Estamos em contato com a Cultura para alinharmos o retorno das atividades no CCI”, adiantou a secretária.
Programa
O Programa Melhor Idade em Atividade foi definido pela Lei nº 5426, de 26 de abril de 2017, que instituiu o programa de reembolso financeiro para idosos que praticam atividade física. O recurso é repassado ao próprio idoso, que se incumbe de fazer o pagamento ao local escolhido por ele.
Como regra, os estabelecimentos prestadores de serviços de atividades físicas deverão oferecer semanalmente, no mínimo, duas aulas de quaisquer atividades físicas a idosos com mais de 60 anos, residentes em Valinhos. Perde o direito ao benefício no ano o idoso contemplado que não atingir a frequência mínima mensal de 75% sem justificativas aceitas pelo Poder Executivo.

Mais informações pelo telefone (19) 3869-2013. O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio fica na Rua Campos Sales, 49, no Centro.