15 MAR 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos já usa Sistema Córtex, aliado ao Projeto do Centro de Operações e Inteligência
O COI (Centro de Operações e Inteligência), um dos projetos da prefeita Capitã Lucimara dentro do plano de governo para a área de segurança de Valinhos, ganhou um importante aliado no final de fevereiro: a implantação e disponibilização de acesso da Guarda Civil Municipal ao Sistema Córtex do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil. A prefeita Capitã Lucimara, ao lado da chefe de Gabinete, Claudinéia Vendemiatti Serafim, se reuniu nesta semana com o Secretário de Segurança e Cidadania, Osmir Cruz, para avaliar os avanços deste sistema para Valinhos.

"No ano passado, estive na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, em Brasília, para firmar dois convênios, e agora já estamos colhendo os frutos desse esforço. O Córtex nos permitirá, com outras ferramentas e equipamentos, identificar veículos roubados e até localizar pessoas procuradas por reconhecimento facial por meio de câmeras, que logo vamos instalar em pontos estratégicos pela cidade dentro do Projeto COI", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De forma digital, a Guarda Civil Municipal de Valinhos possui autorização para acessar bancos de dados de todo o Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, explicou que a central do COI, que abrangerá computadores avançados, câmeras viárias espalhadas pelas vias e locais públicos interligadas por rede de internet, será implantada na sede da Guarda Civil Municipal, e a adequação de salas do imóvel já está em fase de licitação. "A prefeita Capitã Lucimara está trabalhando para colocar Valinhos no topo do índice de segurança da Região Metropolitana de Campinas e do Estado de São Paulo", ressaltou.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos