Dentro da formação continuada das equipes técnicas da Secretaria de Educação, da Prefeitura de Valinhos, os educadores que irão coordenar os professores para a aplicação dos três novos projetos pedagógicos passam por várias formações específicas, conforme os materiais destinados a cada etapa, nos programas Mente Inovadora (Mind Lab), Majog (Grupo Movimenta) e Leitura em Minha Casa (Editora Ciranda Cultural).
Na última sexta-feira (11) foi a vez da formação da equipe técnica da Secretaria da Educação com os responsáveis do Projeto Majog, oferecida pela empresa e representada pela diretora pedagógica, Ana Claudia Rocha, e o diretor Comercial, Marcio Paludetti. A formação das equipes pedagógicas das escolas ocorrerá no dia 14 de abril.
“Os novos projetos e seus materiais físicos trarão um novo ganho aos nossos alunos da rede pública municipal, pois além da qualidade, proporcionarão momentos de desafios e reflexões. O trabalho em grupo com os alunos, promoverá o desenvolvimento global da autonomia, moral (em relação às regras), o emocional e a interação com os pares, muito importantes neste retorno às aulas presenciais”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosemeire Zagui.
Também nesta segunda-feira (16) foi realizada a formação com os professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no programa Projeto de Vida da Mind Lab de forma presencial no núcleo da EMEB Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso. No último dia 9, a coordenação da EJA, direção da escola e 11 professores participaram de uma primeira etapa da formação, com orientação da consultora de Produção de Conteúdos e Tecnologias Educacionais, da Mind Lab, Silvia Comelli Ribeiro. “A formação deste projeto teve início dia 9 de março, sendo esta presencial e terminou nesta segunda-feira, dia 14 de março, de forma remota”, disse o coordenador do Ensino Fundamental dos Anos finais e de EJA da SE, Lucas Scarone Silva.
“A formação sobre o programa Projeto de Vida da Mind Lab, com explicação e implementação da metodologia, além de oficinas de atividades, está sendo bem positiva, com o envolvimento de todos os educadores que irão aplicar os conteúdos em sala de aula”, disse também o coordenador do Ensino Fundamental dos Anos finais e da EJA, Lucas Scarone Silva.
Ainda nesta semana, entre os dias 15 e 19, foi iniciada a formação dos professores envolvidos com o programa Mente Inovadora, também da Mind Lab, que será aplicado a todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (do 2º ao 9º ano).
Cronograma Formação – Mind Lab, Majog e Leitura em Minha Casa
MINDLAB - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
04 de março - Reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida – Mind Lab (EJA)
07 de março - Formação com os Coordenadores Pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora
09 e 14 de março - Formação com os Professores da Educação de Jovens e Adultos
15, 16, 17 e 19 de março - Formação inicial com os professores envolvidos com o Projeto Mente Inovadora.
Final de março/Começo de abril - Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 8 horas síncronas distribuídas durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos para formação assíncrona.
31 de maio - Workshop presencial
29 de agosto - Workshop presencial
MAJOG - Infantil I e II, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
11 de março - Encontro com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação.
14 de abril - Formação com as equipes pedagógicas das escolas.
Final de abril/Começo de maio - Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 4 oficinas presenciais ao longo do ano, específicas para cada série de atuação.
LEITURA EM MINHA CASA - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
4 de Abril - Formação com coordenadores sobre o projeto (Solenidade de entrega).
Abril - Entrega das fichas de apoio ao professor.
2ª quinzena de Abril- Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 5 formações ao longo do ano, sendo 2 para todos os professores e 1 específica para cada segmento (infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais).
31 de maio - Os Conceitos, Revisitação, e Aprendendo com a Prática na Sala de Aula.
30 de junho - Leitura e Literatura /Texto Literário – Arte da Palavra
2º semestre - A Literatura e o papel do professor mediador / As etapas da Leitura – Pré-leitura, Leitura descoberta, pós leitura.
Fonte: Departamento do Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP