13 ABR 2022
Equipe Maria da Penha da GCM intensifica trabalho de proteção às mulheres
A equipe Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Valinhos, composta pela subinspetora Rose e guarda Soraia, está intensificando o atendimento de proteção às mulheres vítimas de maus tratos e abusos dentro do lar. E para conscientizar ainda mais as mulheres dos seus direitos, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, em parceria com outros órgãos públicos, está preparando eventos com foco no acolhimento das vítimas.

Um reflexo destas ações foi o número de instauração de inquéritos realizados pela Delegacia de Defesa da Mulher da Polícia Civil de Valinhos. Segundo estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, já foram instaurados 43 inquéritos no órgão, sendo 16 em janeiro e 27 em fevereiro. Também neste mesmo bimestre foram apreendidas quatro armas de fogo e efetuadas três prisões em flagrante, entre ações da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Os dados de março ainda não foram lançados.

Nesta terça-feira, dia 12, mais um caso de violência doméstica e psicológica foi apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher pela Guarda Civil Municipal. Segundo o Boletim de Ocorrência, uma mulher de 36 anos, moradora da região central de Valinhos, acionou a corporação para conter o companheiro dela, que a estava expulsando da residência dele, juntamente com sua filha de quase três anos de idade. Sem saber o que fazer, ela pediu ajuda da equipe Maria da Penha e o caso foi apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher, que vai tomar as providências cabíveis.

"Dentro do Plano de Governo, temos dado prioridade à proteção da mulher, fortalecendo e dando apoio a todos os órgãos ligados ao assunto. Março, por exemplo, Mês da Mulher, realizamos diversas atividades visando o bem estar feminino e de suas famílias", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

"A palavra ʹviolênciaʹ não está somente ligada à questão física. As agressões também podem ser de natureza psicológica, patrimonial e moral", explicou a subinspetora Rose. De acordo com a agente, para estas e outras situações de violações que a equipe Maria da Penha está trabalhando, sempre com apoio da Justiça, do Ministério Público e da Delegacia de Defesa da Mulher.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, disse que toda corporação vem sendo aprimorada, desde a implantação do projeto em 2020, que visa dar suporte às mulheres que estão sob medida protetiva do Estado. "Todos os conhecimentos adquiridos em cursos e palestras relacionados ao bem estar e proteção da mulher são transmitidos para todos os guardas", afirmou.

Já o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, revelou que em maio, em comemoração aos 126 anos de Valinhos, a pasta está preparando palestras e encontros abertos à população e entidades que vão abordar e transmitir conhecimentos sobre como identificar indícios de violência contra mulher, baseados na Lei Maria da Penha (11.440/06). "Serão reuniões de muito conteúdo para fortalecer a sociedade valinhense a combater os crimes praticados contra a mulher", explicou.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhs