09 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Professores da rede municipal de ensino de Valinhos passam por capacitação do curso Lego Braille Bricks
Objetivo é ampliar o repertório de materiais acessíveis para a educação de crianças com deficiência visual

Os educadores da rede municipal de ensino de Valinhos estão participando de um novo curso visando aprimorar a capacitação para atender alunos com deficiência visual. Oferecido pela Fundação Dorina Nowill – entidade que atua na inclusão de pessoas com deficiência, sendo referência nesta área - em parceria com a UNESP, uma das maiores e melhores universidades públicas do país, o curso LEGO Braille Bricks possui carga horária de 100 horas e visa capacitar os professores para ampliação do repertório de materiais acessíveis para a educação de crianças com deficiência visual. O curso iniciou-se em abril e vai até junho.

“A participação de nossos professores do Programa Docência Compartilhada , professores de educação especial das Salas de Recursos e equipe técnica do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado no Curso  LEGO Braille Bricks possibilita aprimorar a capacitação para atender este público de alunos deficientes, tanto nas salas de aula regulares, pois o material permite atividades efetivas de inclusão com todos os alunos da sala de aula, como no Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a Secretaria de Educação, atualmente, a rede municipal tem em seu quadro de alunos 14 crianças com deficiência visual. Nesta quinta-feira (5), o Kit que será utilizado pelos educadores na aprendizagem dos alunos foi recebido pela secretária da Educação, Claudineia Vendimiatti Serafim, juntamente com o professor Jony Andersonde Oliveira, efetivo da Rede, que é cego e atua como docente e técnico no Núcleo de Atendimento da Educação Especia, e com a coordenadora de Educação Especial, Sandra Helena Perlato.

“O curso LEGO Braille Bricks vem contribuir com a constante formação e busca por um atendimento cada vez melhor na educação inclusiva na Rede Municipal de Valinhos pois entendemos ser uma contribuição para a inclusão efetiva de nossos alunos, além de um recurso pedagógico e lúdico que permite múltiplas formas de ser explorado”, explicou a secretária Claudineia.

“Além do material do curso Lego Braille Bricks também recebemos uma maleta para cada escola com alunos deficientes visuais, da Coleção Dorinha e Turma da Mônica – Brincando pelo Brasil, com livros em áudio e tinta-braille, para que os estudantes com deficiência visual destas escolas possam desfrutar das leituras e desenvolver atividades de práticas inclusivas”, comemora a coordenadora de Educação Especial, Sandra.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos