02 JUN 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Atuando em duas frentes de ação na Operação Inverno, Prefeitura faz 89 atendimentos em abrigos

Operação foi antecipada em função das baixas temperaturas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, ganhou agilidade no atendimento às pessoas em situação de rua. Nesta Operação Inverno atua em duas frentes de ação, via SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e diretamente nas ruas, por equipes da Pasta, em parceria com a GCM. Nesta última semana, em ambos abrigos, o de inverno e o municipal do Joapiranga, foram feitos 89 atendimentos.

Os dados são referentes ao período de 23 de maio a 1º de junho . “Apesar da temperatura estar mais amena nos últimos dias, nas ruas durante a madrugada é sempre mais frio. Independentemente das condições de cada pessoa ou de suas opções, é preciso acolher neste momento”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, trabalhar em duas frentes de atuação garante agilidade ao atendimento prestado ao grupo. “Diversificar a forma de trabalhar nos dá mais poder de atuação, com a expectativa de ampliar o atendimento”, explicou o secretário.

Conforme o secretário, durante os oito dias foram feitos 89 atendimentos para pernoite, banho e alimentação.

No abrigo municipal do Joapiranga foram feitos 10 atendimentos. Já no abrigo de inverno, no Centro Comunitário de Vila Progresso, foram 79 atendimentos.

Operação Inverno

O trabalho da operação começa às 19 horas. Na recepção do abrigo, os acolhidos recebem um kit de higiene pessoal, jantar, banho e local para dormir, além de ser oferecido um chá.

O término do atendimento é às 7 horas da manhã do dia seguinte. “Os atendidos recebem café da manhã, antes de deixar o abrigo”, finalizou o secretário.

Ao todo serão oferecidas 50 vagas, divididas entre o centro comunitário e o abrigo municipal. No abrigo há 25 vagas para homens e cinco voltadas para o público feminino que se encontra em situação de rua. A previsão é que o Centro Comunitário abrigará 20 homens. Em ambos locais são oferecidos o mesmo tipo de atendimento.

A Operação Inverno começou no dia 23 de maio, com previsão de encerramento no dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.