02 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Rede municipal de ensino de Valinhos se programa para celebrar festas juninas e julinas
As comemorações e festejos típicos da cultura caipira, que viraram tradição em junho e julho, são grandes momentos de interação social e lazer e especialmente de conhecimento. Nas escolas do país, a tradição também foi implantada para estimular os alunos a conhecerem todos os elementos envolvidos na formação cultural de um povo de maneira prática e divertida. Com esse objetivo, em Valinhos as celebrações na rede municipal de ensino já estão programadas com início neste sábado (4) para a realização de uma série de festas juninas e julinas e que prosseguem até o dia 6 de agosto.

Ao todo, 18 unidades educacionais entre Cemei´s (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) reservaram datas entre os meses de junho, julho e agosto para promover os eventos festivos que serão abertos à comunidade escolar e aos familiares dos alunos, com elementos decorativos como as bandeirinhas, as deliciosas comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e apresentações culturais e de dança dos alunos.

A prefeita Capitã Lucimara destaca que as festas Juninas e Julinas são marcas registradas no calendário de programações festivas do brasileiro. “Assim, acreditamos ser oportuna a realização desses eventos no ambiente escolar, pois contribuem para um momento especial de lazer fora das salas de aula e também para a sociabilização entre os educadores, funcionários das unidades, alunos, pais e demais convidados. Estas comemorações conforme a tradição cultural de nosso país devem ser resgatadas e mantidas, principalmente por não poderem ter sido realizadas nos anos anteriores no auge da transmissão da pandemia”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a Secretaria de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, cada escola irá promover o evento de maneira organizada pela própria direção e coordenação das unidades, mas seguindo os protocolos de prevenção a Covid-19 que inclui a utilização de máscara facial pelos educadores e funcionários, e recomendável aos alunos e pais no ambiente escolar, conforme orientações previstas em legislação municipal.

Entre as unidades que se programaram para eventos estão as escolas do Bom Retiro e do Parque dos Cocais. O diretor da Emeb Governador André Franco Montoro (Bom Retiro), Alceu Bento Petenuci Junior disse que o evento é aberto a toda a comunidade e que esta será, desde que iniciou como diretor, a quinta festa promovida, o Arraial do Montoro, como é conhecida.

“Estas festas juninas ou julinas servem para reforçar entre os alunos as tradições culturais do nosso país, região, valorizando as danças e costumes e resgatando nos alunos o conhecimento e aprofundamento sobre esses conteúdos que são trabalhados em sala de aula e na festa levados na prática. Mas nesse ano o evento tem um caráter muito especial, afinal foram dois anos sem ter festa nenhuma na escola por causa da pandemia e o evento coletivo será uma nova oportunidade da comunidade aqui do Bom Retiro de retomar o contato entre todos, da escola se aproximar dos familiares”, disse o diretor que destacou que os pais inclusive ajudam a montar a festa e o dinheiro arrecadado com as barracas de brincadeiras e comidas típicas é revertido para a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola.

Da mesma opinião é a coordenadora pedagógica da EMEB Dirce Antônio, localizada no Parque dos Cocais, Vanessa Celani  Ambrogi Teixeira. “Ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito. Também será um momento de muita diversão no Arraial da Dirce com várias barracas, atividades, apresentações culturais, quadrilha. Neste dia teremos também a premiação do Casal do Sinhozinho formado pelo aluno e aluna que mais vender votos por período e que vai ganhar um prêmio e uma faixa”, conta a coordenadora.

Programação

- Emeb Jorge B. de Castro (Pq. Das Colinas): 04/06 (sábado) – das 11h00 às 16h00;
- Cemei Otávio Quércia (Capivari): 11/06 (sábado) – 10h00 às 16h00;
- Emeb Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari): 11/06 (sábado) – 10h00 às 16h00;
- Emeb Tio Pedro Brandini (Centro): 11/06 (sábado) - 9h00 às 16h00;
- Emeb Professora Fany Moletta (Vale Verde): 11/06 – 12h00 às 17h00;
- Emeb Professora Dirce Antonio (Pq. Dos Cocais): 15/06 (quarta-feira) – 17h30 às 20h00;
- Cemei Professor Oswaldo Müller (Jd. América II): 25/06 (sábado) – 10h00 às 14h00;
- Emeb Prefeito Jerônimo Alves Corrêa (Jd. do Lago): 25/06 – das 11h00 às 17h00;
- Cemei Alberto Juliano Serra (Jd. Maracanã): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 14h00;
- Emeb Lelia F. Bueno Leme (Jd. Imperial): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 14h00;
- Emeb Governador André Franco Montoro (Bom Retiro); 02/07 – das 10h00 às 17h00;
- Emeb Luiz Anntoniazzi (Jd. Santo Antônio): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Cecília Meirelles (Jd. Paraíso): 02/07 (sábado) – das 11h00 às 18h00;
- Emeb Alice Suli Nonato (Jd. Jurema): 02/07 (sábado) – das 11h00 às 17h00;
- Emeb Dona Estefânia C. V. Braga (Jd. Pinheiros): 02/07 (sábado) – das 9h30 às 14h30;
- Emeb Carlos C.V. Braga (Jd. Pinheiros): 02/07 (sábado) – das 9h30 às 14h30;
- Cemei São Lucas (Jd. Santa Marina): 09/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Vereador Professor Penho Conte (Jd. Novo Mundo I): 06/08 (sábado) – das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h30;

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024