29 JUN 2022
DAEV
Valinhos avança com a construção da segunda linha de captação do Rio Atibaia

Trabalhos em andamento têm como objetivo trazer à cidade mais 90 litros por segundo; recurso será tratado na ETA II

As obras para construção da segunda linha de captação de água bruta do Rio Atibaia seguem na região do bairro Frutal. De acordo com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), autarquia da Prefeitura de Valinhos, até a manhã desta quarta-feira, 29 de junho, já foram instalados mais de 660 metros de tubulação da nova linha de adução no trecho por gravidade.

Nesta semana as obras seguem em direção à Avenida Remo Oscar Beseggio, na região do Residencial Alvoradas. “A equipe do DAEV está muito empenhada e acompanhando de perto os trabalhos da nova adutora, que vai permitir à cidade ter mais capacidade hídrica e mitigar situações de desabastecimento”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Com trajeto total de 3.834 metros, a nova adutora vai passar por áreas urbana (2,2 mil metros) e rural (1.634 metros), em trechos de gravidade e recalque. A tubulação da nova linha de adução é em tubo de ferro fundido DN 400mm, sendo que o destino final da água será a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

O volume a mais a ser captado por meio da nova adutora corresponde a, aproximadamente, 7,7 milhões de litros por dia. Atualmente, Valinhos capta do Rio Atibaia o equivalente a 250 litros por segundo, ou seja, 21,6 milhões de litros por dia. Com os 90 litros por segundo a mais, o município alcançará a captação de 340 litros por segundo, que corresponderá ao total de 29,3 milhões de litros de água bruta por dia no sistema de tratamento de Valinhos.