30 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Começam as obras do novo Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal de Valinhos
Começou na manhã desta quinta-feira, dia 30, as primeiras intervenções para construção do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal de Valinhos, obra da Prefeitura de Valinhos que, após concluída, de forma inédita, passa a incluir a cidade, de forma inédita, na lista de cidades com uma central avançada, sustentada na tecnologia, inovação e inteligência na área de segurança, com equipamentos sofisticados para intensificar o combate à criminalidade. Na próxima semana, também, irá acontecer a reunião de licitação das empresas interessadas na instalação dos móveis do COI.

"Estamos trabalhando para tornar a segurança de Valinhos cada vez melhor e a implantação do Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal está indo ao encontro desse objetivo, ponto central do nosso Plano de Governo. Percebemos o quanto a população tem aprovado nossas medidas e teremos outras novidades em breve", ressaltou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo revelou a prefeita, está para acontecer a renovação da frota de viaturas locadas da Guarda Civil Municipal, que continuará a dar agilidade no atendimento de ocorrências. Com veículos 0 km, as equipes atuam com mais segurança e rapidez nos chamados via telefone de emergência 153. "Também autorizei a locação de um veículo tático especial para a equipe de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que deve estar sendo incorporado na frota da GCM no próximo mês. São investimentos para deixar a população de Valinhos cada vez mais tranquila e segura", informou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Também estão em processo de implantação, paralelamente a obra do COI, os pontos de monitoramento por câmeras em locais estratégicos da cidade, que em breve vão alimentar a Guarda Civil Municipal de informações sobre veículos produtos de crime, furtados, roubados ou cujo proprietário esteja envolvido em crimes ou com mandato de prisão em aberto. "Esse sistema de monitoramento vai ajudar não somente Valinhos a detectar a presença na cidade de veículos ilícitos, mas também a toda região, pois poderemos fornecer essas informações em tempo real para as forças policiais parceiras atuarem em conjunto", explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que a corporação está sendo muito privilegiada pela prefeita Capitã Lucimara Godoy. "O investimento na tropa teve um salto nos últimos anos, não somente na questão de agregar equipamentos e viaturas, principalmente na preparação do guarda municipal com armas não letais, armas de alto calibre e precisão, treinamentos, atualização jurídica, enfim elementos que só fortalecem a segurança da cidade", lembrou o comandante, lembrando que os novos guardas municipais, aprovados em concurso, estão para ser convocados.

Local: Valinhos