14 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Por mais vagas em creche, Prefeitura inicia obras para transformar antiga escola Emely Tófolo Machado em uma nova creche
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, deu início no dia 6 de julho, a obra de reforma e ampliação do prédio da antiga EMEB Emely Tófolo Machado, no Capuava, que será transformado em uma nova CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com capacidade para atender mais de 80 crianças. Esta é a terceira creche municipal que será entregue pela Prefeitura para reduzir o déficit de vagas de educação infantil na cidade. Nos meses de maio e junho, foram inauguradas e entraram em funcionamento as CEMEI’s localizadas nos bairros São Luís e Nova Palmares. As três novas unidades, juntas, possuem capacidade para atender aproximadamente 380 alunos.

“É mais um passo para diminuir a falta de vagas em creches em Valinhos, prioridade no nosso plano de governo. Com a entrega das CEMEI’s do São Luiz e Nova Palmares, já conseguimos, imediatamente, atender a 160 crianças, mas em breve, cada unidade vai atender a 150. Essas 80 novas vagas que serão disponibilizadas com a Emely Tófolo Machado, somadas as das outras duas creches inauguradas, vai proporcionar para a cidade mais 380 vagas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No local será feita a ampliação de cozinha, com adequações às normas sanitárias, adequação das salas, para atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, criação de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI, que continuará se chamando Emely Tófolo Machado.

A obra está em fase inicial, com retirada e demolição de alguns materiais. A previsão para finalizar é de 6 meses.

“Em 2018, quando era EMEB, a escola Emely Tófolo Machado foi fechada, pois estava sem demanda devido a inauguração de outra escola maior. Agora, o prédio que estava sem uso, será adaptado para acolher as crianças que aguardavam na lista de espera por vagas de creche. Esta ação faz parte de uma série de investimentos na área da Educação para 2022, como computadores e lousas digitais, formação contínua de educadores, implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos, para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia da Covid-19”, comentou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

No dia 27 de maio, a Prefeitura inaugurou a CEMEI Anna Thomé Mamprin, no São Luiz, para atendimento imediato e inicialmente a 80 crianças, que estão em fase de adaptação, mas terá condições de atender 150 quando estiver operando com sua capacidade máxima. No dia 13 de junho, pouco mais de 15 dias depois, a CEMEI do Jardim Nova Palmares, que em breve receberá o nome da professora Solange Elizabeth Pereira da Silva, foi entregue à população, também atendendo inicialmente a 80 crianças, mas com capacidade para 150.

As duas creches foram inauguradas completamente equipadas, com móveis, materiais pedagógicos, instalações de equipamentos, brinquedos, utensílios, além de funcionários recém contratados pela Prefeitura. A obra dos prédios estava inacabada, de acordo com a Secretaria da Educação.

Local: Valinhos