18 JUL 2022
Prefeitura promove oficina de dança para usuárias do CAPS II
Numa iniciativa inédita, a Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias da Assistência Social e Saúde, com as Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM) e Coordenadoria de Apoio à Saúde Mental (CASM), promoveram na última sexta-feira (15) o projeto "Sambando Fora da Caixa", com os atendidos pelo CAPS II. O objetivo da oficina é utilizar a dança para favorecer a estima psicossocial das mulheres. A atividade será desenvolvida uma vez por mês, às 13h30.

“Todo projeto-piloto, que favoreça o desenvolvimento global do ser humano, neste caso de mulheres, é sempre bem-vindo. O Poder Público é comprometido com o ser humano e, a partir daí, é possível criar novas políticas públicas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, o projeto é desenvolvido na sede do CAPS II, pela psicóloga social, Marta Bartira da CEPM. “A finalidade desse serviço psicossocial é favorecer a saúde mental e prevenir situações de violências familiares”, acrescentou o secretário.

Para a responsável pela CEPM, Marilene dos Santos, a parceria com a Saúde é em prol das mulheres, sempre visando ao favorecimento da saúde como um todo. “Favorece à construção de vínculo. E isto faz bem a todos”, explicou Marilene. Já a psicóloga social, Marta Bartira, lembra que o projeto objetiva à estima psicossocial. “Não é só uma preocupação consigo, com a autoestima, mas é também valorizar o outro”, explicou a psicóloga social.

Para ela, o trabalho com o corpo atinge várias dimensões, como a mente, os vínculos afetivos, a aquisição material, além do próprio corpo.

“Trabalhar o corpo, pela dança, traz alegria, a experimentação, uma reflexão com o que eu sinto e com os outros. Desta forma, amplia a consciência e favorece à percepção da saúde mental”, detalha Marta Bartira.

Já para a psicóloga do CAPS II, Gisele do Canto e Silva, a oficina vai ao encontro do trabalho já desenvolvido pelo órgão, dentro da psicoterapia. “A oficina é um trabalho em construção, que vem agregar ao que fazemos no grupo que temos, com sete mulheres”, acrescentou a psicóloga.