04 AGO 2022
Prefeitura de Valinhos  conclui 1ª turma de defesa pessoal para mulheres

Terminou nesta quarta-feira, dia 3, a primeira turma do Curso de Noções Básicas de Defesa Pessoal para Mulheres oferecido gratuitamente pela Guarda Civil Municipal, promovido pela Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Foram 18 participantes que durante oito aulas aprenderam técnicas de evasão de agressões, esganaduras e agarramentos, mas principalmente estão fazendo parte do fortalecimento da cultura de respeito às mulheres que está sendo promovido pela gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha.

A solenidade com entrega de certificados para as alunas aconteceu na sede da corporação com a presença da secretária de Educação, Claudinéia Serafim, representando a prefeita Capitã Lucimara Godoy, do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, dos vereadores Thiago Samasso e Simone Bellini, esta guarda civil municipal, do comandante da Guarda Civil Municipal Aparecido Ignácio e subcomandante Leandro Pereira, da sargento da Polícia Militar Célia Regina, e da coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, subinspetora GCM Rose. As aulas foram ministradas pelo subcomandante Leandro e pela subinspetora Mara, ambos graduados em artes marciais.

"Quero parabenizar essas mulheres guerreiras e corajosas que uma vez por semana, em meio às suas atividades diárias, se dispuseram a aprender noções básicas de defesa pessoal oferecidas pela Guarda Civil Municipal dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha, política esta que coloquei como prioridade no meu plano de governo para defender de forma preventiva e comunitária às mulheres valinhenses. Já aguardo a continuidade e formação da segunda turma", ressaltou a prefeita Capitã Lucimara.

De forma especial, uma homenagem foi oferecida para a aluna Rosa Maria Trivellato Silveira, de quase 73 anos, que recebeu o carinho dos instrutores subcomandante Leandro e subinspetora Mara com a entrega de uma espada samurai representando a guerreira que foi em romper barreiras e participar ativamente do curso de técnicas de defesa pessoal. "Quero agradecer o carinho e atenção de todos vocês para com nós. Está sendo muito gratificante estar aqui", disse Rosa emocionada entre aplausos congratulações dos instrutores e autoridades.

Representando a prefeita Capitã Lucimara, a secretária da Educação Claudinéia Serafim destacou na solenidade que importante seria que essas ações não fossem necessárias, explicando que o respeito mútuo deveria ser algo inerente aos seres humanos. "Gostaríamos, como mulher, de coração, que não precisássemos de nada disso. Gostaria de viver numa sociedade onde mulheres e homens pudessem viver em harmonia, paz e alegria e que não precisássemos de nada disso". Porém, ela destacou que ações como o curso de defesa pessoal são necessárias para estabilizar as relações entre as pessoas.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, ressaltou a dedicação dos instrutores Leandro e Mara em oferecer para as mulheres participantes as técnicas de defesa pessoal, que elas levarão para suas vidas e também transmitir para outras pessoas. "Como sempre digo, que nunca seja necessário utilizar essas técnicas, mas que elas sirvam de encorajamento para vocês e para outras mulheres", afirmou.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, o objetivo da iniciativa e primeira turma foi alcançado. "Todas se sacrificaram para vir aqui uma vez por semana, deixando seus lares para aprender algo. Deixo aqui minhas sinceras continências e sejam sempre bem vindas", concluiu.

A subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha a qual o curso de defesa pessoal está inserido, informou que haverá um breve recesso para estudar a formação da nova turma, e que o convite será feito publicamente. "Só temos a agradecer e parabenizar essas mulheres pioneiras que fizeram dessa iniciativa um grande sucesso. Em breve teremos novidades", destacou.