11 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Alunos da EMEB Dom Bosco estudam ciências em ambiente externo para mais aprendizado
Dentro da proposta pedagógica da Educação Municipal em Valinhos, que busca novos meios, vivências e projetos que auxiliem no aprendizado dos alunos da rede e no reforço escolar, uma nova experiência oferecida aos alunos da disciplina de Ciências permitiu que na EMEB Dom Bosco, no bairro Jardim São Marcos, os estudantes do 2º ano, do Ensino Fundamental, ultrapassassem as paredes da sala de aula para realizarem um estudo sobre a importância da água e da luz para o desenvolvimento das plantas.

A atividade vai ao encontro de uma das determinações da prefeita Capitã Lucimara para os investimentos na Educação que é o de aproximar os estudantes das ações do dia a dia. “Essas vivências têm sido importantes, pois elas complementam o aprendizado feito em sala de aula. Inclusive os projetos pedagógicos introduzidos esse ano, sendo o Mente Inovadora da Mind Lab, o Majog e o Leitura em Minha Casa, têm exatamente esta prerrogativa, de aproximar os estudantes da realidade e a partir das vivências do dia a dia conseguir transformá-las em raciocínios, atividades, exercícios que possam ter aplicação do conhecimento ofertado na escola, nas suas vidas”.

A experiência, realizada no último dia 6, foi mediada pela da professora da disciplina, Fernanda Bosnich, e contou com leitura, explicação e roda de conversa sobre o tema, além de resolução de exercícios teóricos associados a uma divertida pesquisa de campo, quando os alunos puderam explorar parte da área externa da escola e identificar, por exemplo, diferentes características das plantas.

Segundo a professora, as crianças observaram, registraram e trocaram informações sobre suas descobertas. Elas visualizaram e compreenderam melhor os efeitos da falta de chuva, o motivo pelo qual algumas plantas vivem melhor dentro ou fora de casa, a necessidade da luz e de solo apropriado para o plantio, entre outras curiosidades.

“Foi uma experiência vibrante. Partir do livro para a prática faz com que o assunto seja significativo e relevante para os alunos, e dessa forma o aprendizado flui naturalmente. Sair da sala de aula demanda uma logística nem sempre tão simples, mas os resultados compensam. Uma prova disso foi o desenho que uma das alunas (Laise) me entregou na semana seguinte, dizendo que adorou a aula”, comenta a professora.

Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, essas vivências propostas pelos educadores enriquecem a qualidade educacional dos alunos. “Nossos educadores são muito comprometidos e criativos e desempenham um papel fundamental na condução das aulas dentro e fora das salas.  São profissionais preparados para oferecer educação e ensino de qualidade, um pilar importante na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que segue investindo cada vez mais em avanços na educação municipal, e valorizando o trabalho desses profissionais que são tão importantes para a formação de cidadãos”, disse.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos