Ir para o conteúdo

Prefeitura de Valinhos e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Valinhos
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
11
11 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Alunos da EMEB Dom Bosco estudam ciências em ambiente externo para mais aprendizado
enviar para um amigo
receba notícias
Dentro da proposta pedagógica da Educação Municipal em Valinhos, que busca novos meios, vivências e projetos que auxiliem no aprendizado dos alunos da rede e no reforço escolar, uma nova experiência oferecida aos alunos da disciplina de Ciências permitiu que na EMEB Dom Bosco, no bairro Jardim São Marcos, os estudantes do 2º ano, do Ensino Fundamental, ultrapassassem as paredes da sala de aula para realizarem um estudo sobre a importância da água e da luz para o desenvolvimento das plantas.

A atividade vai ao encontro de uma das determinações da prefeita Capitã Lucimara para os investimentos na Educação que é o de aproximar os estudantes das ações do dia a dia. “Essas vivências têm sido importantes, pois elas complementam o aprendizado feito em sala de aula. Inclusive os projetos pedagógicos introduzidos esse ano, sendo o Mente Inovadora da Mind Lab, o Majog e o Leitura em Minha Casa, têm exatamente esta prerrogativa, de aproximar os estudantes da realidade e a partir das vivências do dia a dia conseguir transformá-las em raciocínios, atividades, exercícios que possam ter aplicação do conhecimento ofertado na escola, nas suas vidas”.

A experiência, realizada no último dia 6, foi mediada pela da professora da disciplina, Fernanda Bosnich, e contou com leitura, explicação e roda de conversa sobre o tema, além de resolução de exercícios teóricos associados a uma divertida pesquisa de campo, quando os alunos puderam explorar parte da área externa da escola e identificar, por exemplo, diferentes características das plantas.

Segundo a professora, as crianças observaram, registraram e trocaram informações sobre suas descobertas. Elas visualizaram e compreenderam melhor os efeitos da falta de chuva, o motivo pelo qual algumas plantas vivem melhor dentro ou fora de casa, a necessidade da luz e de solo apropriado para o plantio, entre outras curiosidades.

“Foi uma experiência vibrante. Partir do livro para a prática faz com que o assunto seja significativo e relevante para os alunos, e dessa forma o aprendizado flui naturalmente. Sair da sala de aula demanda uma logística nem sempre tão simples, mas os resultados compensam. Uma prova disso foi o desenho que uma das alunas (Laise) me entregou na semana seguinte, dizendo que adorou a aula”, comenta a professora.

Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, essas vivências propostas pelos educadores enriquecem a qualidade educacional dos alunos. “Nossos educadores são muito comprometidos e criativos e desempenham um papel fundamental na condução das aulas dentro e fora das salas.  São profissionais preparados para oferecer educação e ensino de qualidade, um pilar importante na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que segue investindo cada vez mais em avanços na educação municipal, e valorizando o trabalho desses profissionais que são tão importantes para a formação de cidadãos”, disse.  
 
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia