Lousas Interativas, Projetores inteligentes e notebooks aos professores fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura na área de Tecnologia para Educação, além das demais secretarias municipais, como Saúde, para mais agilidade e eficiência no atendimento dos serviços públicos à população
A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Educação e Tecnologia e Qualidade, deu início nesta segunda-feira (15) ao um treinamento específico de coordenadores e professores de EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) para a utilização das lousas digitais e, numa segunda etapa a ser marcada, também dos projetores inteligentes, recém adquiridos pela Prefeitura de Valinhos, na gestão da prefeita Capitã Lucimara. Este treinamento tem o objetivo de instruir os professores sobre os ganhos e facilidades que os novos equipamentos permitem para agregar ainda mais qualidade ao ensino público municipal, com integração entre Tecnologia e Educação. O treinamento, que prosseguirá até o dia 13 de setembro, foi iniciado pela EMEB Prefeito Jerônimo Alves Corrêa, no Jardim do Lago, e os educadores presentes aprovaram a nova lousa que será utilizada em dinâmicas com os alunos por cada uma das disciplinas.
“Tecnologia e Educação, juntos, são ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento humano e, sobretudo, para o futuro no mercado de trabalho. Por isso é que determinamos estes investimentos importantes na qualidade educacional das crianças e jovens da nossa cidade, assim como a capacitação dos nossos educadores para a utilização destas ferramentas que enriquecem, ainda mais em qualidade, as aulas criativas trabalhadas por nossos profissionais da Educação”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara. A formação é realizada de forma presencial e o curso realizado no Horário de Atividade Coletiva (HAC), conforme cronograma, previamente planejado com os coordenadores pedagógicos, sem prejuízo ao conteúdo programático dos alunos.
Juliane Benedita Gomes, professora de 7º, 8º e 9º de Português, da EMEB do Jd. Do Lago, está otimista com o que aprendeu no treinamento. “Nesta era de gameficação, não precisamos mais usar o tempo todo apenas o giz numa lousa tradicional, mas trazer as atividades digitais. Os alunos estão muito envolvidos com esse mundo de tecnologias e a partir do momento que começamos usá-las em sala de aula para eles fica muito mais atrativo”, contou.
A professora Mariana Gonçalves de Lima, professora de reforço de Português dos 6º ao 9º ano também aprovou o uso da lousa digital. “É uma possibilidade de envolver mais os alunos e trazer a realidade deles para dentro das salas de aula visto que os alunos têm esse conhecimento da tecnologia, é natural para eles e vai contribuir muito com o aprendizado e na conexão entre o professor e seus alunos”.
Da mesma opinião é Fernanda Leal de Magalhães, professora de História e coordenadora pedagógica do período da manhã. “Estamos recebendo com muita alegria esse treinamento para usar a lousa digital e em breve os novos projetores inteligentes também. Em todas as disciplinas será possível utilizar essas tecnologias e vamos nos organizar para colocar em prática as aulas com a utilização dos novos equipamentos com regularidade”.
Alex Sander Contiero, diretor da EMEB, reforça que “Os investimentos da Prefeitura, juntamente com o apoio da Secretaria de Educação, sempre são muito bem-vindos nos aprimoramentos do ensino e aprendizagem dos alunos”.
Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, os equipamentos digitais irão contribuir inclusive para a continuidade do processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia da Covid-19. “Estamos investindo na qualidade educacional, nas novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações e desta forma avançarmos nas ações científicas, dos programas de leitura, dos jogos de raciocínio, na criticidade dos nossos alunos, enfim, proporcionando para que eles recebam o melhor ensino, sustentando nestes nossos novos projetos pedagógicos e na formação contínua promovida junto aos educadores”, comentou a secretária.
Valinhos mais conectada
Os investimentos compõem os Programas Valinhos Mais Conectada e Valinhos Educação Inovadora, com investimentos de mais R$ 10 milhões que, entre outros materiais, foram utilizados para instalação de novos computadores, lousas digitais interativas, notebooks e projetores inteligentes para as salas de aula da Educação. Ainda, estes investimentos da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, também estão sendo realizados nas secretarias municipais, como a Saúde, para ampliar a implantação do prontuário 100% eletrônicos dos pacientes, com ganhos na agilidade e fim da espera por marcação de consultas, e outros benefícios à população na área da Saúde e na prestação dos serviços públicos em geral, na sequência dos investimentos em Tecnologia e Inovação na administração pública municipal de Valinhos.
“Nossos educadores já possuem ampla capacitação acadêmica para ministrar as suas aulas em todos os níveis educacionais e estes novos equipamentos irão agregar, ainda mais, nas dinâmicas pedagógicas e na qualidade do acompanhamento das aulas pelos alunos, com apresentação de conteúdo de forma mais criativa, conforme cada disciplina e conteúdo, e ainda aproximando das ações do dia a dia, interligados aos novos projetos pedagógicos que tem sido implantados desde o início do ano, com foco no raciocínio, criticidade e qualidade na formação dos nossos alunos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.
Além das lousas digitais interativas e projetores inteligentes, foram adquiridos também 1247 desktops e 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação). Os projetores inteligentes, que começam a serem preparados para instalação, também são chamados de smart projetor, que possuem wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção.