16 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Municipal Ambiental de Valinhos aproxima ações dos moradores rurais da cidade
As equipes da Guarda Municipal Ambiental de Valinhos, especializada em ações de segurança nos bairros rurais e captura de animais silvestres, vinculada à Guarda Civil Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, continua com ações de aproximação aos moradores tanto da região agrícola, produtora de frutas, legumes e hortaliças, quanto nos bairros que concentram chácaras de veraneio. O objetivo, determinado pela prefeita Capitã Lucimara, é trabalhar na prevenção e combate à criminalidade, tornando a população do campo aliada nas ações de segurança.

"Em nosso plano, temos metas e ações focadas também na segurança dos moradores das regiões agrícolas, pois são áreas muito abertas e com baixa concentração populacional. Portanto, a presença das forças policiais nestes locais, atuando no patrulhamento preventivo e estreitando laços com os moradores, é fundamental para coibir a ação de criminosos", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

No começo do mês de abril, a Prefeitura de Valinhos recebeu do Governo do Estado de São Paulo uma viatura do Programa Agro SP+Seguro – Segurança no Campo, por intermediação do vereador Thiago Samasso e entregue pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, que fortaleceu a presença da Guarda Civil Municipal no campo. Participação em cursos e palestras também reforçam no aprimoramento da equipe da Guarda Ambiental Municipal.

"Recentemente na reunião mensal do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) no bairro Vale Verde foi destacado as ações municipais de segurança na zona rural para os participantes. A prefeita Capitã Lucimara se empenhou e hoje, por exemplo, o bairro Country Club é 100% iluminado com lâmpadas de led, mais eficientes e que oferecem melhor visibilidade e sensação de segurança aos moradores. Vale Verde, Chácaras Alpinas e Parque Valinhos também foram atendidos com nova iluminação, e da nossa parte vamos agregar segurança a esses locais com um patrulhamento efetivo e presença constante da Guarda Civil Municipal" apontou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, lembrou que a corporação mantém uma programação diária de patrulhamento preventivo nas áreas de chácaras e produtoras agrícolas, que cria uma aproximação com os moradores locais. "As equipes fazem paradas em chácaras e dialogam com seus moradores, aproveitando para colher informações sobre incidentes que possam ajudar em planejamentos posteriores de segurança", concluiu.
Local: Valinhos