25 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal receberá treinamento para operar o sistema inteligente de monitoramento por câmeras
Em mais uma etapa da implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal de Valinhos, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, vai realizar na próxima semana a qualificação da equipe de agentes que terão a responsabilidade de operar 24 horas o sistema de monitoramento de veículos por câmeras, considerada uma das fases mais importantes do funcionamento do projeto que está sendo concretizado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy para consolidar a segurança da cidade e da população. Valinhos passa a partir deste programa implantado na gestão da prefeita Capitã Lucimara a ter, de forma inédita na cidade, um sistema sustentado em inteligência e tecnologia para detectar o crime, e agora está entrando numa nova era de combate à criminalidade.

"Quando assumi o governo, era incômodo observar como a segurança de Valinhos ainda era operada de forma obsoleta no quesito tecnologia e inteligência. De um lado guardas municipais preparados e com vontade de trabalhar e do outro câmeras desativadas, falta de equipamentos tecnológicos e nenhum investimento em inteligência artificial trabalhando para a segurança das pessoas. Mas agora isso é passado e estamos inserindo nossa cidade das mais avançadas tecnologias, como acontece em toda região", afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destacou que semana passada foi cumprida a etapa de instalação das câmeras de monitoramento inteligente em vias e pontos estratégicos da cidade, interligação via internet dos dispositivos com a sede da Guarda Civil Municipal e realização de teste de sinais. "Com essa fase concluída, vamos agora capacitar os guardas municipais para entender como funciona o software, emissão de alertas e interfaces com outros sistemas de segurança. É um momento que exige muita dedicação para sucesso do trabalho quando estiver em operação total", explicou Cruz.

Usando tecnologia e inteligência, acrescenta o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, o trabalho de abordagens das equipes de patrulhamento se tornará mais assertivo na rua, pois o sistema aponta o veículo alvo de forma correta, com base num banco de dados onde constam veículos produtos de roubo e furto, assim como proprietários que estejam envolvidos em crimes ou com mandato de prisão em aberto. "Dessa forma vamos poder alertar e direcionar de forma bastante positiva as abordagens e os cuidados necessários na ação, tendo um histórico minucioso envolvendo determinado veículo", disse Ignácio.

REFORMAS
Na outra ponta de implantação do COI, continuam as obras na sala que receberá a central inteligente e onde trabalharão os agentes. Nesta semana, além da instalação dos vidros das paredes divisórias, começou as adequações da rede de energia e instalação do piso elevado, que protegerá o cabeamento dos computadores e permitirá manutenções caso seja necessária a remoção do assoalho. Na próxima semana, segundo o cronograma, está prevista a abertura de dois espaços nas paredes para instalação das portas de vidro. Conforme o secretário Cruz, também está em fase de licitação a aquisição dos mobiliários como cadeiras, mesas e arquivos.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024