23 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em comemoração à chegada da primavera, grupo Encontro de Mobilização de Mulheres da Prefeitura de Valinhos faz plantio de mudas
O grupo Encontro de Mobilização de Mulheres, projeto da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM) e do CRAS Jardim Figueiras, ambos vinculados à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, comemorou a chegada da primavera com o plantio de mudas, na última quinta-feira (22). Esta é a 2ª etapa do plantio, que começou em agosto, com as mulheres da comunidade do Jardim Figueiras.

“Mulheres unidas produzem muita coisa boa. A natureza agradece esta união e, certamente, já estão fazendo a diferença na comunidade. Viva a primavera”, incentivou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário da Assistência Social, dr Argeu Alencar da Silva, enalteceu o empenho das mulheres da comunidade do Jardim Figueiras. “O grupo é ótimo. Elas se reúnem, debatem a situação da comunidade, promovem o artesanato local e, consequentemente, a geração de renda”, elogiou o secretário. Segundo ele, a iniciativa do plantio de mudas é importante, porque modifica o ambiente onde está inserido o grupo.

A responsável da CEPM, Marilene Santos, explica que esta é a 2ª etapa de plantio de árvores nativas e frutíferas, realizada pelo grupo de mulheres. “Essa iniciativa empolgou o grupo para fazer a revitalização da praça entre os bairros Jardim Figueiras e Jardim união. Para isso, elas começaram a produzir suas mudas para serem plantadas na entrada desta primavera”, adiantou Marilene, lembrando que a ação é um indicativo do caminho certo. “Com a integração da comunidade, a convivência em grupo, o trabalho de geração de renda e conscientização e prevenção ao meio ambiente”, completou.

Para a estagiária de psicologia, Rita de Cássia, e a monitora técnica, Márcia Arruda, ambas do CRAS, a iniciativa tem dois focos interligados. “Contribui para o desenvolvimento do local, através do cuidado e manejo com as plantas, também é um cuidado com a população local, que tem seus vínculos comunitários sendo cada vez mais fortalecidos, fato este que sabemos ser um grande promotor a autonomia de cada um”, afirmam Rita e Márcia.

Moradora do bairro, Vilma Barbosa, aprovou a ação do grupo. “Estou muito feliz de participar deste projeto e meu desejo que dê muitos frutos para transformar em um jardim muito bonito e é muito importante cuidar da natureza”, afirmou.

Para a integrante do grupo, Vanusa, outra moradora do bairro, o plantio é um ato de amor. “Hoje participei de mais um plantio de mudas aqui no bairro. Fiquei muito feliz, pois é muito importante, tanto para os moradores como para natureza, preservando as nascentes que aqui temos”, explicou.

A integrante do grupo e moradora do bairro, Santina, exaltou a chegada da primavera e pediu colaboração dos moradores do bairro. “Hoje, dia 22, é o início da primavera. Plantamos várias mudas de flores, também um pé de figo, símbolo de Valinhos. Pedimos a ajuda de todos os moradores para cuidar das nossas mudas”, concluiu.