29 SET 2022
EDUCAÇÃO
Bicentenário da Independência: Desenhos selecionados em concurso da rede municipal de ensino de Valinhos são expostos no Paço Municipal

Os 60 desenhos selecionados por meio de concurso promovido pela Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Educação, criados por alunos da rede municipal de ensino em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, podem ser contemplados pelo público desde esta semana. Uma exposição montada no Paço Municipal traz toda a criatividade e detalhes deste momento histórico tão importante do nosso país e pode ser visitada no horário de expediente da Prefeitura, das 8h30 às 16h00, no 1º andar.

“Fiquei impressionada com a qualidade dos desenhos e a criatividade dos alunos, associadas aos conhecimentos que eles revelam em cada detalhe dos seus desenhos em comemoração ao Bicentenário da nossa Independência. Assim como todas as atividades que foram programadas nas unidades escolares no dia 7 de Setembro, todas preparadas com muito carinho e colaboração pelos educadores na retomada das comemorações da data após dois anos sem a atividade em razão do período mais crítico da pandemia,este concurso de desenho também mostra que nossas crianças exercem com muita sabedoria o patriotismo”, parabeniza a prefeita Capitã Lucimara pela participação expressiva dos alunos no concurso de desenho.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, destaca que o concurso de desenho foi promovido entre os alunos dos 4º e 5º anos das EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica) com o tema: ‘Bicentenário da Independência do Brasil: compreender o passado e transformar o presente’, sendo que 15 escolas participaram com a seleção de 4 desenhos em cada uma delas, 2 de cada série, por comissões das próprias escolas. Também com o mesmo tema foi realizado um concurso de redação voltado aos alunos dos 8º e 9º anos, sendo que este está em fase de correção dos textos para a futura escolha e divulgação dos resultados em breve, em data a ser divulgada pela Secretaria de Educação, assim como as respectivas premiações.

“A retomada das atividades cívicas foi motivo de muita alegria aos alunos, professores e direção das escolas para as comemorações da Independência do Brasil. Marcamos esta importante data histórica de nosso país com muito respeito e cidadania e também com segurança na comunidade escolar, buscando o resgate do sentimento cívico em nossos alunos. Além das comemorações no dia 7 de Setembro, as escolas promovem até o final deste mês de setembro várias atividades com o tema da Independência em seu aspecto histórico durante as aulas, incluindo os dois concursos, o de desenho e o de redação pela primeira vez introduzidos na rede municipal de ensino de Valinhos”, diz a secretária Claudineia.

A coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, destaca que as escolas que participaram do concurso de desenho foram a finco na proposta. “Os professoram não trabalharam apenas o tema da data do Dia 7 de Setembro, mas sim a cidadania, a importância do nosso passado, pra definirmos o que é no nosso Brasil de hoje. Percebe-se pela qualidade dos desenhos das crianças essa abordagens muito positiva que os professores fizeram. Os alunos entenderam a proposta do concurso, a nossa responsabilidade enquanto cidadãos, não só testemunhando a liberdade do Brasil naquele tempo, mas hoje que temos de lutar por outras liberdades. Todos que participaram deste primeiro concurso são vencedores”, salientou a coordenadora que ainda destacou que foram levados em consideração os seguintes critérios para a seleção dos 60 desenhos: criatividade, originalidade, acabamento, aproveitamento do espaço e mensagem.

Sobre os concursos

O concurso de desenho busca estimular o desenvolvimento artístico original a partir do contexto histórico do país, além da conscientização para a preservação da identidade histórica do Brasil. Já o de redação foi instituído pela Secretaria da Educação com o objetivo de fomentar a discussão sobre os aspectos históricos da independência do Brasil, bem como de estimular a produção textual e a pesquisa bibliográfica.

As informações com as regras para a participação dos alunos das escolas municipais de Valinhos nos concursos de redação e desenho podem ser conferidas nos Atos Oficiais da Prefeitura publicados no dia 23 deste mês de agosto (redação: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1523) e do dia 26 (desenho: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1524), respectivamente.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos