29 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Lei Maria da Penha, Libras e Defesa Civil são temas de qualificação da Guarda Civil Municipal

O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) dos agentes da Guarda Civil Municipal desta semana abordou temas importantes para a corporação e suas aplicabilidades no dia a dia de trabalho para a sociedade. Noções básicas de libras, lei Maria da Penha, proteção e defesa civil foram assuntos de sala de aula para os guardas municipais. Levar os agentes para sala de aula para aperfeiçoamento é um cumprimento da Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais, exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça para todas as corporações do Brasil.

"Nossa Guarda Civil Municipal tem importantes características e uma delas é a multidisciplinaridade dos agentes. São pessoas com diferentes interesses nas suas vidas que estudam para isso, e agora estão colaborando para aperfeiçoamento de toda a corporação dentro do Estágio de Qualificação Profissional. Rende conhecimento para todos, reforça a amizade e quem ganha é a população com um serviço de segurança mais eficiente", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Graduado em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o GCM Cristiano transmitiu aos guardas municipais noções básicas de comunicação por sinais como saudação, solicitação de documentos, perguntar destino e comunicar que vai fazer uma revista no veículo. "Normalmente adesivos sinalizam que o veículo é conduzido por um surdo, por isso a importância de saber os sinais básicos de comunicação com este público", ressaltou Cristiano.

A subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, discorreu sobre a Lei Maria da Penha que criou mecanismos de combate à violência doméstica contra a mulher, o que gerou bastante debate na sala de aula. "A cada artigo da lei surgiam dúvidas sobre sua aplicação, e isso acabou gerando a participação de todos, cada um colocando um ponto de vista importante ou lembrando-se de alguma ocorrência, enriquecendo a aula", salientou.

Em assuntos de proteção e defesa civil, os agentes tiveram ensinamentos sobre cuidados com picadas de cobras e insetos peçonhentos com o GCM Bastos, que atua na Coordenadoria de Defesa Civil, que falou dos perigos que representam esses ataques, como se prevenir, o que fazer e não fazer e primeiros socorros em caso de ser picado. Ainda sobre Defesa Civil, o diretor Marcos De Paula abordou procedimentos na Operação Estiagem, Operação Verão, ocorrências com desastres, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, uso de equipamentos de salvamento, entre outros temas.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, seguindo a Matriz Curricular Nacional, as abordagens teóricas estão contribuindo para aprimorar o serviço de segurança da cidade, mobilizando conhecimentos para valorizar o saber de cada um focado em assuntos como direitos humanos e cidadania, valorização ao respeito das diferenças e justiça social.

Recentemente, lembrou o comandante Aparecido Ignácio, os agentes da Guarda Civil Municipal passaram por curso de reciclagem sobre disparos com arma de fogo de diversos calibres, voltados para todos os níveis de graduação e atuação, também cumprindo a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais.