10 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos promove atividades recreativas especiais na semana da criança na rede municipal de ensino

As crianças da rede municipal de ensino de Valinhos recebem de presente nesta semana uma programação especial, recheada de atividades recreativas em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no Dia 12 de Outubro, quando os alunos dos CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) e EMEB’s se divertem com uma série de brincadeiras, teatros, contações de histórias, cineminhas com direito à pipoca, culinária, piqueniques, danças, gincanas, atividades manuais, show de talentos, e muito mais, tudo dentro de cada faixa etária e promovido pela Prefeitura e com a dedicação e carinho dos profissionais da Secretaria de Educação. E quem conferiu de perto a abertura da programação e a alegria da criançada foi a prefeita Capitã Lucimara que esteve no último dia 6 no CEMEI São Lucas, no Jardim Santa Marina, onde por lá a agenda repleta de brincadeiras será durante o mês todo de outubro.

“Estou encantada com todo o carinho dos profissionais daqui do CEMEI São Lucas para com nossas crianças, onde tem 41 matriculadas, e para a promoção destas atividades recreativas, e a tamanha alegria de todas essas crianças que estão se divertindo pra valer. São atividades lúdicas que também estão sendo realizadas em toda a rede municipal, momentos que vão marcar a todos e necessários para o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Na oportunidade, a prefeita também foi apresentada, pela direção e coordenação pedagógica, ao desenvolvimento na unidade do projeto ‘Leitura em Minha Casa’, um dos três novos projetos pedagógicos implantados pela Secretaria de Educação, dentro do programa de investimentos na área, que incluem o Mind Lab e o Majog. “A própria coordenadora do CEMEI enfatizou e se diz grata pela introdução e aplicação do Leitura em Minha Casa na creche, pois o projeto tem sido de extrema importância para as crianças, trazendo para a escola pública municipal um grande conteúdo pelo qual elas estão aprendendo desde muito pequenas a desenvolver o gosto pela leitura de maneira bem lúdica e apropriada à faixa etária”, contou a prefeita.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, também se encantou com a promoção das diversas atividades recreativas voltadas à celebração do Dia das Crianças nas unidades da rede municipal, preparadas pelos educadores. “Nós iniciamos aqui pelo CEMEI São Lucas, mas todas terão várias atividades ao longo dessa semana. A gente viu aqui muita alegria e assim também será em todas as demais unidades. E é isso que estamos propondo desde o início da gestão da prefeita Capitã Lucimara, que além de cultivar a alegria entre os alunos, nunca esquecendo do pedagógico, também oferecer um ensino inovador, tecnológico, e de muita transformação na vida destas crianças”, falou a secretária.

O diretor do CEMEI São Lucas, Guilherme Gomes, que é também diretor do CEMEI Alberto Juliano Serra, no Jardim Maracanã, acredita que a promoção das atividades de recreação em celebração ao Dia das Crianças enriquece o desenvolvimento dos alunos da creche. “São muito importantes para o desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças, além de ser um momento que a gente consegue trazer atividades diferentes. As famílias agradecem e aprovam as novas recreações”, explicou.

O diretor também agradeceu a presença da prefeita Capitã Lucimara. “Mostra o reconhecimento que a prefeita tem com o nosso trabalho como servidor público da rede de educação de Valinhos, uma visita que consideramos importante pois temos a oportunidades de mostrar como atuamos e o que desenvolvemos no ambiente educacional, assim como os recursos investidos na unidade, provenientes dos repasses da Prefeitura”, enfatizou.

A coordenadora pedagógica Meline Cizoto disse que na creche todo dia é Dia das Crianças, mas a programação especial vem para reforçar o trabalho pedagógico. ‘Este é um mês ainda mais divertido, que trazemos atividades lúdicas diferentes do que a gente está acostumado a trabalhar com os pequenos, mas todas com cunho pedagógico, pois as crianças aprendem com o brincar e com as relações sociais. E essa recreação em 2022 tem um gostinho ainda mais especial, quando após 2 anos, do período mais crítico da pandemia, pudemos retornar normalmente com todas as crianças presentes e comemorações festivas”, disse.

A coordenadora destacou ainda que o Leitura em Minha Casa, que faz parte das atividades lúdicas, chegou em boa hora na unidade. “Fomos inclusive motivados pelo projeto a transformar nosso almoxarifado em biblioteca e sala de leitura e música. Acredito que o Leitura em Minha Casa foi uma das atitudes mais assertivas da Prefeitura com relação à Educação, que já vi antes em escolas particulares por onde passei e essa é a tendência da Educação. A leitura a gente vê como a principal habilidade que a criança tem que adquirir, ser estimulada, isso também de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pois a alfabetização se inicia com até menos de 2 aninhos”, considerou Meline.

Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (2)  Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (3)
Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (4)  Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (5)
Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (6)  Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (7)
Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (8)  Cemei São Lucas - Comemorações Mês das Crianças (9)