17 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
No programa Estágio de Qualificação Profissional, Guarda Civil Municipal de Valinhos recebe apresentação do vereador Marcelo Yoshida sobre o tema combate à homofobia

Na sequência do Programa Estágio de Qualificação Profissional (EQP) da Guarda Civil Municipal de Valinhos, o vereador Marcelo Yoshida participou da aula na manhã de sexta-feira, dia 14, abordando o tema combate à homofobia, assunto inédito em sala de aula para os agentes de segurança da cidade. A ideia é amenizar o preconceito à diversidade sexual e ampliar os assuntos direcionados para defesa dos direitos humanos da sociedade. O convite ao vereador foi uma proposta da prefeita Capitã Lucimara em conjunto com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

“É muito importante debatermos entre os guardas municipais a globalização de temas que envolvem a sociedade e o momento que o agente está em sala de aula é uma oportunidade para repercutir temas pouco debatidos como o combate à homofobia, e assim ampliar o conceito de respeito mútuo entre as pessoas. Aproveito para agradecer ao vereador Marcelo Yoshida por esta importante colaboração”, ressaltou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O vereador, que foi membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da subseção Valinhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e é professor de História na rede pública municipal, destacou que é importante aprimorar o tema diversidade para todas as esferas sociais, inclusive aos guardas municipais.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, lembrou que o tema diversidade, conflitos e segurança pública está amparado na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, editado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e agradeceu a disponibilidade do vereador Marcelo Yoshida em poder tratar do tema junto aos agentes. “Por também ser professor, o vereador vivencia no dia a dia as questões ligadas à pluralidade, e assim pode nos ajudar a fortalecer ainda mais dentro da corporação a questão do respeito entre as pessoas”, disse.

“Cabe proporcionar ao(à) Guarda Municipal alguns instrumentos para conhecer e refletir sobre inúmeras expressões da diversidade como fenômeno inerente à vida social e às relações humanas e como direito fundamental da cidadania. Esta área deve permitir a reflexão permanente sobre as intervenções dos órgãos de Segurança Pública e da Guarda Municipal frente às realidades que envolvem questões de diferença sociocultural, gênero, orientação sexual, etnia, geração, comportamentos estigmatizados e especialmente aquelas que se tornam geradoras de conflitos marcados por intolerância e discriminação. Esta área deve permitir também a reflexão sobre a atuação dos órgãos de Segurança Pública e da Guarda Municipal frente aos movimentos sociais” diz o texto da Matriz Curricular.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, a temática é importante e a introdução do tema no Estágio de Qualificação Profissional é um importante avanço no combate à homofobia. “Como agentes públicos e atuantes na área de segurança pública, defensores dos direitos humanos, é essencial aperfeiçoar o olhar diante dos vários grupos sociais que compõe a população”, salientou.

Na próxima semana, estão agendados outros três grupos de guardas municipais que também participarão do tema combate à homofobia.