19 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos abre inscrições para turmas da Educação de Jovens e Adultos para ano letivo de 2023
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, informa que está com inscrições abertas até o final do mês de novembro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o ano de 2023. O curso é oferecido na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meireles, no Jardim Paraíso, e atende interessados a partir de 15 anos que receberão ao término um certificado, permitindo o ingresso ao Ensino Médio.

A prefeita Capitã Lucimara destaca que a EJA é também uma das prioridades de sua gestão. “Pelo Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora, coordenado pela Secretaria de Educação, estamos promovendo neste ano de 2022 uma série de investimentos em novos projetos pedagógicos, entre eles a introdução de kits de jogos de matemática para estimular o raciocínio lógico e a parte cognitiva, para os mais de 11 mil alunos matriculados na rede, incluindo os da EJA que já passaram a utilizar este ano os kits da Mind Lab e também de livros do Leitura em Minha Casa, de incentivo à leitura e aprendizado do letramento, próprios para cada etária”.

A prefeita ainda enaltece que o polo da EJA, assim como 100% das demais unidades escolares da rede, passou a contar com internet ultrarrápida por fibra ótica, bem como equipamentos digitais sendo lousas e projetores para auxiliar na dinâmica do aprendizado.

Conforme destaca a Secretaria de Educação, as vagas são para pessoas com idade a partir de 15 anos, que não tiveram oportunidade de iniciar ou concluir o Ensino Fundamental e há vagas, principalmente, para os estudantes que não concluíram os anos inicias do Ensino Fundamental (antiga 1ª a 4ª série). Segundo a secretária Claudineia Vendemiatti Serafim, o currículo da EJA é adaptado às necessidades dos alunos e a carga horária é reduzida. As salas são chamadas de termos, com duração de um semestre e equivalem a um ano do ensino regular.

O coordenador do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos - EJA, Lucas Scarone Silva, explica que as inscrições deverão ser feitas diretamente na secretaria da EMEB Cecília Meireles, localizada na Rua dos Gerânios, snº, Jardim Paraíso. Os horários de inscrição são das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 15h30. Após a inscrição, é feita a matrícula do aluno, de acordo com o número de vagas e ordem de inscrição. O telefone para informações é o 3869-1155. “O início das aulas da EJA será em fevereiro de 2023”, informa.

Para a matrícula é necessário apresentar alguns documentos pessoais. Veja abaixo a lista de documentos necessários para a matrícula:

• 1 foto 3x4;
• Cópia do RG e CPF;
• Cópia da Certidão de Nascimento;
• Cópia do CadÚnico – Bolsa Família (quando receber)
• Cópia da carteira de vacinação das páginas de identificação e das vacinas (se menor);
• Declaração de Transferência ou Histórico Escolar emitido pela escola que estudava;
• Cópia do RG e CPF dos responsáveis (se menor);
• Cópia do comprovante de residência.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos