A Prefeitura de Valinhos, por meio da Assistência Social, participou de uma capacitação, promovida pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Campinas, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), nesta sexta-feira (4). Na ocasião, foi debatido sobre os benefícios eventuais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), tais como auxílio-natalidade, auxílio-funeral, documentação civil básica, cesta básica, entre outros, além da apresentação da equipe da SEDS.
“Estes encontros, capacitações, debates são sempre bem-vindos. É uma forma de trocar experiências e conhecimentos. Nesta capacitação em especial teve a experiência da Prefeitura de Hortolândia sobre os benefícios eventuais, levando em consideração a pandemia de Covid-19”, detalhou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
O secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, destacou a integração dos benefícios eventuais com as Proteções e os Serviços da Assistência. “Foi explanado sobre o papel da gestão e dos técnicos, as articulações intersetoriais e os desafios”, enumerou o secretário.
“O objetivo é qualificar o atendimento dos usuários da Assistência Social no que se refere aos benefícios eventuais”, resumiu a diretora da Proteção Social Básica, Virginia de Fatima Motta Benatti. Conforme ela, o benefício eventual na cidade é regulamentado pela Lei n 5470/2017, alterada pelas leis 5603/2018 e 6355/2022. “Os munícipes que estão passando por situações de vulnerabilidade devem procurar as unidades de CRAS do seu território”, recomendou a diretora.
Esteve presente ainda diretora de Proteção Social Especial, Tathiane Boldarini de Camargo
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP