Atividade foi desenvolvida pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres e pelo Conselho da Mulher
Aproximadamente 20 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira, dia 18, da caminhada em prol aos ’16 Dias de Ativismo no Combate à Violência Contra a Mulher’. À atividade teve como ponto de partida o Largo São Sebastião, às 9h30, e contou com a presença de integrantes da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), vinculada à Assistência Social da Prefeitura de Valinhos; de participantes do Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM) e de munícipes em prol à campanha.
Na chegada ao Paço Municipal as participantes foram recebidas pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, que agradeceu a iniciativa e destacou a importância da campanha. “É louvável a mobilização e o engajamento de todas vocês na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres. Toda ação deste tipo é bem-vinda em nossa cidade”, falou.
As participantes também entregaram à Chefe do Poder Executivo um relatório com dados coletados pelo CMDM sobre a violência contra a mulher no município. Estes foram debatidos na Sala Ivan Fleury, local onde a prefeita organizou uma mesa redonda com todas as presentes na ação, com o objetivo de ouvir as ideias e as proposições para criação de políticas públicas voltadas a este grupo. O secretário de Assistência Social, Argeu Alencar, e a chefe de gabinete, Drª Gisele Sasso, também participaram do encontro, assim como servidores do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Assistência Social.
O grupo ainda participou de um café da manhã com frutas, sucos e bolos ofertado pelo Grupo Gabetta; pôde aferir a pressão e realizar a medição de glicose com profissionais na tenda da Secretaria da Saúde.
Conscientização
À atividade as participantes também receberam broches, fitilhos, faixas de conscientização e panfletos para a ação nas ruas. Durante o trajeto, que teve saída do Largo São Sebastião em direção à Avenida dos Imigrantes e chegada no prédio da Prefeitura, os participantes bradaram frases de conscientização e combate à violência contra a mulher, panfletaram em semáforos e estabelecimentos e distribuíram broches à população.
Todo o trajeto foi escoltado e assegurado pela equipe da pasta de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Valinhos, contando com a interdição necessária em trechos da caminhada.
A campanha
Os ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ é uma campanha anual e internacional, que começa em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres; e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. Dia 20 é celebrado o Dia da Conscientização Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra. A ação foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres.