22 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
De forma inédita, Guarda Municipal implantará videoaula para capacitar agentes de segurança
Temas como ética, processo administrativo, homofobia e infanticídio fazem parte do conteúdo de qualificação profissional
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos adotará o sistema de videoaulas na Guarda Civil Municipal (GCM) para capacitar os servidores no Estágio de Qualificação Profissional (EQP). O material já está sendo produzido e possibilitará mais conforto e eficácia no aprendizado das matérias que compõem a requalificação anual. O novo meio de transmissão a distância, via plataformas de internet, também visa melhorar a captação do conteúdo, pois muitas vezes o agente precisava ampliar seu turno de trabalho para participar das aulas presenciais.

A prefeita Capitã Lucimara aprovou a inovação. “Sabemos que o turno de trabalho dos guardas municipais traz um certo esgotamento físico e emocional e, no final do período, eles querem ir para casa e descansar. Com o ensino a distância, os agentes poderão assistir as aulas quando e onde puderem, aproveitando melhor o conteúdo”, destacou.

As videoaulas, segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, começaram a ser gravadas segunda-feira (21) com o apoio do Departamento de Comunicação da Prefeitura. “Serão vídeos curtos, de 15 a 20 minutos, que num primeiro momento abordarão temas como ética, processo administrativo, homofobia e infanticídio. No futuro poderemos abordar novos assuntos, melhorando e facilitando a vida da corporação”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário Cruz, a Prefeitura poderá otimizar o uso das horas extras que eram pagas para os guardas participarem das aulas presenciais. Dessa forma, será possível remanejar o recurso necessário do trabalho extra voltado para o patrulhamento de rua ou atendimento de ocorrências.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, a Prefeitura vai dispor alguns computadores na base da corporação para os guardas municipais assistirem as aulas e a participação dos agentes deverá ser comprovada por meio de lista de presença virtual.
Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação