30 NOV 2022
Palestra abordou o tema autismo com presença de famílias
Nesta terça (29), a escola industrial SENAI Valinhos acolheu a palestra “Intervenção precoce no transtorno do Espectro do Autismo - entender para incluir”, proferida pela fonoaudióloga e psicopedagoga, Luciana Reolon. Promovida pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituída no dia 3 de dezembro, ao final do evento algumas famílias compartilhando suas experiências. O evento serviu para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituída no dia 3 de dezembro.

A palestrante, Luciana Reolon, tem especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência. “O evento foi ótimo. Contamos com o amplo conhecimento da palestrante e, no final, foi emocionante ouvir as famílias contarem sobre suas rotinas com uma pessoa, além da participação do público presente”, afirmou o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva. Conforme ele, o objetivo foi a conscientização sobre a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência.

Para a presidente do CMDPD, Claudia Regina de Melo Melchert, a palestra atingiu os objetivos propostos. “Ações como estas conseguem fomentar assuntos relacionados a pessoa com deficiência. O resultado é uma cidade mais inclusiva”, afirmou a presidente do conselho municipal.

Semana da Deficiência
O decreto municipal nº 4.974/2014 instituiu na cidade a Semana da Pessoa com Deficiência. Em função do término da gestão do atual CMDPD e dos jogos do Brasil, na Copa do Mundo, a celebração foi somente com a circulação de um boletim sobre mercado de trabalho para o grupo no dia 28, além da palestra com a fonoaudióloga e psicopedagoga, Luciana Reolon.