09 JAN 2023
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Prefeitura e Associação de Preservação Histórica lançarão vídeo sobre a Festa do Figo de 1964 nesta sexta-feira
Canal do YouTube da associação traz acervo da construção da cidade

Como parte da programação da 72ª Festa do Figo e 27ª Expoiaba, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, e a Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) lançarão um vídeo sobre a 15ª Festa do Figo, ocorrida em 1964, quando era realizada no Largo São Sebastião. Em comemoração ao retorno do evento, o lançamento será nesta sexta-feira (13), data de abertura oficial da 72ª Festa do Figo e 27ª Expoiaba. O vídeo poderá ser acessado a partir das 10h, no canal do YouTube da associação https://www.youtube.com/@associacaodepreservacaohis6531.

“É uma homenagem ao retorno da Festa do Figo este ano, depois de dois anos sem ser realizada devido à pandemia de Covid19”, explica o presidente da APHV, Sérgio Leandro Ferrari. Para ele, a importância da recuperação e exibição das imagens é imensurável. “Temos na cidade alguns acervos importantes de fotos, mas de vídeo ainda não existia até então. O acervo contém aproximadamente 164 rolos de filme que retratam eventos, inaugurações, construções e cotidiano da cidade, principalmente do período de 1960 até 1980”, acrescentou.

Este registro de agora trata-se da 15ª Festa do Figo realizada em janeiro de 1964. As imagens em cores retratam a festa em seu formato original quando era realizada ao redor da matriz de São Sebastião. Em sua maioria, o acervo tem imagens da época do então prefeito Jerônimo Alves Corrêa, feitas por Marcos Missaglia.

Com patrocínio do escritório Veiga&Postal, o vídeo tem cerca de 10 minutos mostrando a Festa do Figo.

Este é o 10º vídeo publicado pela APHV, utilizando o acervo mantido e conservado pela Secretaria da Cultura, entre os outros filmes publicados, destacamos: a construção do Paço Municipal, a ampliação do cemitério municipal, ambos de 1966, o Carnaval de Rua, de 1963, a inauguração da Praça Washington Luís, em 1967, entre outros.

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba

Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n - Jardim Planalto