Em clima de entusiasmo, estudantes de todas as unidades de Cemei, Emeb e Eja iniciam ano letivo pelo Programa Valinhos Educação Inovadora
Foi com alegria, entusiasmo e interesse em aprender, que os 11.700 alunos da rede municipal de ensino voltaram nesta segunda-feira (6) para as salas de aula no início do ano letivo de 2023 motivados por novos desafios. E para abrir com chave de ouro, a Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Educação, preparou nas unidades de Cemei’s (Centros Municipais de Educação Infantil), EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) e EJA (Educação de Jovem e Adultos), as boas vindas aos estudantes.
Acompanhada da secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, a prefeita Capitã Lucimara abriu o ano letivo logo cedo, recepcionando os alunos no portão da EMEB Governador André Franco Montoro, no bairro Bom Retiro, onde pode conferir de perto a disposição dos estudantes e da equipe pedagógica no retorno às aulas, sendo todos surpreendidos na entrada com um tapete vermelho, ao som de instrumentos musicais e as brincadeiras de um palhaço.
“Fiquei muito feliz em poder fazer parte deste acolhimento às nossas crianças que chegaram à escola já em clima de alegria. Estava nítido no olhar das crianças que elas estavam vibrantes, felizes com o momento. Sabemos que a escola, além de ser um ambiente de ensinamentos pedagógicos, é também um importante espaço de sociabilização entre os alunos, educadores e familiares. Começamos muito bem o ano letivo de 2023 e dentro do Programa Valinhos Educação Inovadora seguiremos avançando nas ações e projetos e na melhoria da qualidade de ensino público municipal”, disse a prefeita.
A secretária de Educação destacou que o retorno às aulas na rede municipal de Valinhos já chega coroado de novos desafios. “Para 2023 há uma série de ações em pauta visando a melhoria estrutural da rede de ensino com a implantação de novos projetos pedagógicos, formações dos educadores, tecnologias digitais e benfeitorias nas unidades escolares”, falou Claudineia.
A secretária menciona que esteve em reuniões com todas as diretoras das unidades antes do retorno às aulas para tratar, entre vários tópicos, da distribuição dos uniformes escolares que já estão disponíveis nas próprias escolas onde os alunos estudam e devem ser entregues durante as primeiras reuniões de pais.
“Estamos muito felizes com o desenvolvimento da Educação em Valinhos que avançou já em 2022. Tivemos reformas nos prédios e continuaremos este trabalho de forma gradual. Também atuamos na implantação de mudanças na merenda escolar, de acordo com a legislação, para a reeducação alimentar dos alunos com o apoio dos pais. E traremos novidades nos kits de materiais escolares que serão distribuídos a todos os alunos da rede, com novos itens, previsto para o mês de março”, falou também Claudineia.