16 FEV 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Valinhos e Círculo de Patrulheiros inauguram serviço inédito de convivência para crianças na área rural

A Prefeitura de Valinhos, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central, vinculado à Secretaria da Assistência Social, e o Círculo de Amigos do Patrulheiro inauguraram nesta quarta-feira (15) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Área Rural, com discurso e descerramento de placa. Inicialmente, o novo serviço atenderá 50 crianças, entre 6 e 12 anos, da região rural do Bairro Reforma Agrária. O trabalho será desenvolvido com atividades lúdicas, culturais e esportivas.

Em seu discurso a prefeita Capitã Lucimara Godoy lembrou da importância do atendimento às crianças. “Nós sabemos que ações como essa são decisivas na vida de uma criança, pois interferem diretamente na formação do seu caráter, da sua visão de mundo, na sua conduta”, iniciou a prefeita. Para ela, investir na criança é garantir um mundo com respeito e igualdade. “Não há outro caminho que não seja pela infância, com respeito, amor e preparação para o futuro”, afirmou.

Já o secretário da Assistência Social, Thiago Soratto, lembrou que o evento era histórico. “É um evento histórico, porque anteriormente o poder público não chegava nesta área, na zona rural de Valinhos e em outras regiões limítrofes do município com a oferta de serviços públicos e garantia de cidadania”, exaltou o secretário. O serviço será desenvolvido também com a colaboração da comunidade e das EMEBs Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, a Tomorahu Kimbara e a Dona Carolina de Oliveira Sigrist.

Segundo o secretário, serviço semelhante será posteriormente oferecido também num espaço no Parque Novo Mundo, para mais 50 crianças. Já o presidente do Círculo Amigo dos Patrulheiros, Erwin Franieck, lembrou que haverá ainda outro serviço, voltado para adolescentes em sua sede, visando ao mercado de trabalho, para adolescentes de 13 a 15 anos, também com 50 vagas. “É um serviço de grande contribuição para a cidade”, afirmou o presidente do Círculo.

Para a moradora do Bairro Reforma Agrária, Isabela Martins, o serviço de convivência vem ao encontro das necessidades de sua família. “Meu filho João Lucas, de 6 anos, irá participar do serviço. Acho que será ótimo. É importante criança ter brincadeira de criança”, afirmou ela, lembrando que o filho estuda na EMEB Prof. Edina Bampa. Segundo ela, João Lucas está empolgado com a nova atividade.

Funcionamento
O serviço será executado por meio de um termo de colaboração firmado entre as partes envolvidas, no valor R$ 700 mil ao ano, por 12 meses renováveis por até quatro anos. Com este serviço, a Prefeitura consegue descentralizar o atendimento a crianças e adolescente, já que atualmente desenvolve trabalhos junto ao CRAS São Marcos, com 150 vagas para crianças e adolescentes.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Área Rural será desenvolvido às segundas e quartas-feiras, no período da manhã, no Clube Associação Esportiva Palmeirinha, visando levar a criança a descobrir sua potencialidades e habilidades. O trabalho será feito por meio de atividades lúdicas, com temas como cidadania, meio ambiente, direitos humanos e outros.

Interessados em participar do serviço deve procurar o CRAS Central para uma avaliação, na Rua Sílvio Concon, 78, Centro, telefones (19) 3869-3790 / 3869-3153.

Autor: Departamento de Comunicação - Valinhos